estudamos que o processo de produção do conhecimento histórico escolar envolve diferentes elementos que devem ser considerados pelo professor.
sobre os elementos que compõem o processo de produção do conhecimento histórico escolar, analise as afirmativas a seguir:
i - no processo de produção do conhecimento histórico escolar é necessário que o conhecimento tenha sentido para o aluno, por isso é importante relacionar presente e passado.
ii - o conhecimento histórico escolar comporta a objetividade do conhecedor, o que leva a leituras únicas.
iii - a história ensinada na escola é reinventada em cada aula, no contexto de situações de ensino específicas.
está correto o que se afirma em:
alternativas:
a)
apenas i e iii.
b)
apenas ii e iii.
c)
apenas iii.
d)
apenas i.
e)
apenas i e ii.
2)
sabemos que no espaço escolar disseminam os conhecimentos provenientes das experiências vividas pelos alunos e permeados por visões de mundo, mas também disseminam os conhecimentos que são oriundos das ciências de referências, no nosso caso, a história.
sobre a propagação dos conhecimentos advindos da ciência de referência, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (v) ou falsas (f):
( ) os conhecimentos advindos da ciência da história são divulgados por meio de livros didáticos e paradidáticos.
( ) os parâmetros curriculares nacionais são um meio de divulgação dos conhecimentos advindos da ciência da história.
( ) a mediação do professor, entre o aluno e o conhecimento, é uma forma de divulgar os conhecimentos advindos da ciência da história.
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
alternativas:
a)
v - f - f
b)
f - f - v
c)
f - v - f
d)
f - v - v
e)
v - v - v
3)
nos últimos anos vemos professores e pesquisadores da área de história refletirem sobre questões como: é possível produzir conhecimento histórico na escola? há uma hierarquia entre os saberes acadêmicos e os saberes escolares? essas questões nos fazem repensar o ensino de história na educação básica.
sobre o ensino de história na educação básica, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (v) ou falsas (f):
( ) é necessário repensar o papel da escola, tomando-a como um espaço de produção do conhecimento histórico e não um simples espaço de transmissão de informação.
( ) é fundamental considerar que a escola faz parte de uma cultura escolar e, ela só pode ser entendida dentro das suas especificidades, a partir dos elementos que integram esse local.
( ) é importante considerar a ideia de hierarquização dos saberes e reconhecer que o conhecimento produzido na escola é inferior ao conhecimento produzido na universidade.
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
alternativas:
a)
v - f - f
b)
f - v - f
c)
v - v - f
d)
f - v - v
e)
v - f - v
5)
quando analisamos a possibilidade de produção de conhecimento histórico na escola, devemos repensar também o papel do professor.
sobre o papel do professor de história da educação básica, analise as afirmativas a seguir:
i - deve-se manter a ideia de que o professor da educação básica é um reprodutor de informações que vêm da universidade.
ii - o professor deve considerar o ambiente escolar como um espaço fecundo e diverso, onde é possível produzir conhecimento histórico.
iii - é importante que o professor da educação básica considere as experiências diversas dos alunos e organize situações que possibilitem a produção do conhecimento histórico.
está correto o que se afirma em:
alternativas:
a)
apenas i.
b)
apenas ii e iii.
c)
apenas i e iii.
d)
apenas i e ii.
e)
apenas iii.
6)
leia a frase:
os alunos chegam na escola com experiências diversas e muitas vezes adquirem esses conhecimentos em contato com o meio em que vivem, com a família e com a mídia.
assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
alternativas:
a)
científicos
b)
filosóficos
c)
acadêmicos
d)
prévios
e)
comprovados
1 Resposta
1 - a) apenas I e III.
R: Apenas a segunda está errada, pois o estudo da historia não leva a "leituras únicas" e sim a leituras diferentes e diversificadas de acordo com a visão de cada historiador e de cada individuo que passou pela situação no passado, além de quem está lendo e dependendo inclusive do contexto.
2 - e) V - V - V.
R: Os PCNs, sigla de Parâmetros Curriculares Nacionais, são as normas das informações necessárias e dos assuntos que precisam ser passados para a educação em nosso país, sendo que cada disciplina possui as suas particularidades.
3 - c) V - V - F.
R: No meio da educação não existe isso de que o conhecimento da escola é inferior ao da universidade, porque os dois servem como aprendizado. A diferença maior será na profundidade dos detalhes em relação ao mesmo.
5 - b) apenas II e III.
R: O professor de educação básica nunca deve ser visto como alguém apenas para repassar informações, pois ele também promove o debate entre os alunos e os fazem desenvolver seu pensamento critico.
6 - d) prévios.
R: Os conhecimentos prévios são aqueles que aprendemos em sociedade e não possuem necessariamente embasamento científico. Normalmente o chamamos de senso comum.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Mais perguntas de História
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.