1)
imagine uma sala de aula com 20 alunos, sendo três deles com déficit de atenção, dois com problemas de processamento auditivo e um com transtorno opositor desafiador. os casos de inclusão aumentam a cada dia, assim como surgem novas síndromes com as quais a sociedade precisa aprender a lidar. neste contexto, como o professor explica para um público tão complexo e diverso um conteúdo de fração, por exemplo? como fazer os alunos terem um pensamento e um comportamento uniforme? este é um dos maiores desafios que as escolas regulares enfrentam hoje, pois incluir socialmente é diferente de incluir pedagogicamente.
fonte: pereira, esther cristina. o desafio da inclusão em sala de aula.
disponível em: acesso em 10 de mai. 2016.
assim como os casos de inclusão aumentam a cada dia, escolas buscam compreender as necessidades desses alunos. para a efetivação da inclusão nas escolas, faz-se necessário:
i- adaptar os espaços físicos para receber todas as pessoas propiciando autonomia nos acessos.
ii- oferecer formação continuada sobre as especificidades da educação especial para professores, coordenadores e demais envolvidos com o processo de ensinar e aprender.
iii- cobrar taxas de atendimento educacional especializado das famílias, uma vez que o público-alvo da educação especial necessita de adaptações específicas.
romper com barreiras atitudinais, construindo uma escola mais justa e igualitária.
imagine uma sala de aula com 20 alunos, sendo três deles com déficit de atenção, dois com problemas de processamento auditivo e um com transtorno opositor desafiador. os casos de inclusão aumentam a cada dia, assim como surgem novas síndromes com as quais a sociedade precisa aprender a lidar. neste contexto, como o professor explica para um público tão complexo e diverso um conteúdo de fração, por exemplo? como fazer os alunos terem um pensamento e um comportamento uniforme? este é um dos maiores desafios que as escolas regulares enfrentam hoje, pois incluir socialmente é diferente de incluir pedagogicamente.
fonte: pereira, esther cristina. o desafio da inclusão em sala de aula.
disponível em: acesso em 10 de mai. 2016.
assim como os casos de inclusão aumentam a cada dia, escolas buscam compreender as necessidades desses alunos. para a efetivação da inclusão nas escolas, faz-se necessário:
i- adaptar os espaços físicos para receber todas as pessoas propiciando autonomia nos acessos.
ii- oferecer formação continuada sobre as especificidades da educação especial para professores, coordenadores e demais envolvidos com o processo de ensinar e aprender.
iii- cobrar taxas de atendimento educacional especializado das famílias, uma vez que o público-alvo da educação especial necessita de adaptações específicas.
romper com barreiras atitudinais, construindo uma escola mais justa e igualitária.
Mais perguntas de História
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.