4 - Leia o fragmento abaixo. “Iam descendo pela rua da Carioca. Havia ali uma loja de vidraceiro, com espelhos de vários tamanhos, e, mais que espelhos, também tinha retratos velhos e gravuras baratas, com e sem caixilho. Pararam alguns instantes, olhando à toa. Pedro viu pendurado um retrato de Luís XVI, entrou e comprou-o por oitocentos réis; era uma simples gravura atada ao mostrador por um barbante. Paulo quis ter igual fortuna, adequada às suas opiniões, e descobriu um Robespierre [...]”. ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações, s. d. p. 46. No texto acima, os retratos de Luís XVI e Robespierre servem tanto para caracterizar as diferenças de personalidade entre Pedro e Paulo quanto para ilustrar as posições políticas vigentes no Brasil do século XIX. Nesse sentido, o antagonismo político, metaforizado por meio dos dois retratos, reflete a * 1 ponto
a) oposição entre monarquistas e republicanos.
b) divergência entre absolutistas e liberais.
c) cisão entre comunistas e capitalistas.
d) oposição entre católicos e maçons.
a) oposição entre monarquistas e republicanos.
b) divergência entre absolutistas e liberais.
c) cisão entre comunistas e capitalistas.
d) oposição entre católicos e maçons.
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