1 Resposta
6A-
Filho de Manuel de Carvalho e Ataíde e Teresa Luísa de Mendonça e Mello, nasceu em Lisboa, em 13 de maio de 1699. Faleceu em Pombal, em 8 de maio de 1782.
Deixou a faculdade de Direito na Universidade de Coimbra após um ano de estudos, ingressando na carreira militar, onde não se adaptou.
Passou, então, a dedicar as suas horas vagas estudando história, política e legislação.
Foi embaixador na Inglaterra e na Áustria. Sua ascensão se daria quando, após ter sido chamado para ser ministro do rei D. José I, mostrou suas capacidades ao planejar e reconstruir a cidade de Lisboa após o terremoto que a destruiu em 1755.
Surpreendido com o feito do seu plano de reconstrução, D. José I o chamou para ser primeiro-ministro. Em seguida, recebeu o título de Conde de Oeiras em 1759, e finalmente, o de Marquês de Pombal, em 1769.
Defendia o absolutismo como a melhor forma para governar uma nação. Desta maneira, centralizava os poderes cada vez mais na família Bragança e passou a perseguir algumas famílias da aristocracia portuguesa, especialmente os Távoras.
Quando o rei Dom José I sofreu um atentado, o Marquês de Pombal imediatamente acusou a família Távora de planejar e acusar a tentativa de assassinato.
Numa a rápida investigação, o Marquês de Pombal mandou prender e executar alguns membros da família Távora e o Duque de Aveiro - membros da velha nobreza.
Assim, ele mandava uma mensagem aos nobres que pensavam em conspirar contra a coroa.
6B-
resposta por - Aletsia - uma ambiciosa do
Ele expulsou os jesuítas por motivos econômicos e políticos, além de também os jesuítas serem contra a exploração dos índios, que era o que ele queria fazer.
ASS: Blues
Mais perguntas de História
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.