Apsicologia sócio-histórica tem como base a teoriade vygotsky, que afirma que o desenvolvimento humano se dá por meio das relações sociais que o indivíduo mantém no decorrer de sua vida. a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. i) para vygotsky, a projeção do conceito de atividade na prática pedagógica reveste de especial atenção a importância da ação do aluno enquanto transformadora de suas relações com os conteúdos e enquanto constitutiva de sua inteligência. ii) para o autor, o ensino pautado na ação do aluno é aquele que, além de ser capaz de criar novas conexões e elaborações no nível de um determinado conteúdo, favorece o desenvolvimento de processos mentais superiores que envolvem análises, sínteses, abstrações e generalizações inteligentes. iii) na perspectiva de vygotsky, o papel de mediador do professor na dinâmica das interações interpessoais e na interação das crianças com os objetos de conhecimentos é fundamental. as demonstrações, explicações, justificativas e questionamentos do professor são importantes no processo educativo. iv) vygotsky, assim como piaget, aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos. para vygotsky, os fatores biológicos preponderam sobre os sociais desde início da vida das crianças e as oportunidades que se abrem para cada uma delas são muitas e variadas, adquirindo destaque em sua teoria as formas pelas quais as condições e as interações humanas afetam o pensamento e o raciocínio. assinale a alternativa correta: escolha uma: a. as afirmações i, ii e iii estão corretas. b. apenas a afirmação iv está correta. c. todas as afirmações estão corretas. d. somente as afirmações ii e iv estão corretas.
1 Resposta
Olá!
A alternativa correta é:
d. Somente as afirmações II e IV estão corretas.
A obra de Vygotsky era inovadora já no segundo congresso de psiconeurologia ele apresentou um trabalho propondo uma psicologia materialista, para entender os fenômenos a partir da interação dos aspectos biológicos e sociais no desenvolvimento.
Em sua obra a ação do aluno é essencial para seu desenvolvimento. Ele também acredita que exista uma sobreposição de fases em que todas as crianças passam por.
Espero ter ajudado.
Mais perguntas de História
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.