Em março de 1964 grupos militares, apoiados por grande parcela...

Em março de 1964 grupos militares, apoiados por grande parcela da sociedade civil, destituíram João Goulart da Presidência do Brasil e instauraram, pelo ato que na época qualificavam como revolucionário, um regime de exceção que se destinava a estabelecer a ordem no país e convocar novas eleições em 1965. Sabe-se que o Regime Militar, por meio de práticas autoritárias, estabeleceu-se no país por mais de 20 anos, tendo como justificativa o combate ao comunismo no país por meio da Doutrina de Segurança Nacional. Sobre a participação dos militares no sistema republicano brasileiro, analise as alternativas a seguir e marque a CORRETA: * Imagem sem legenda
a) No período de 1889 a 1932, as forças armadas brasileiras foram usadas basicamente na repressão a diversas rebeliões internas que beiraram guerras civis como a Guerra de Canudos no interior da Bahia, as revoltas da Armada e da Chibata no Rio de Janeiro. Neste período não houve a participação política dos militares no poder executivo que estava entregue ao civis de acordo com a Constituição de 1891.
b) Em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial, a forma como se desenvolviam os combates no além-mar surpreendeu e revelou o preparo das forças armadas brasileiras para enfrentar as exigências do conflito contra os Aliados. As tropas nacionais estavam totalmente preparadas para o conflito, aguardando um acordo internacional com a Alemanha que incluía o apoio para o desenvolvimento da indústria siderúrgica no país.
c) Quando forças conservadoras políticas tentaram impedir a posse do presidente eleito Juscelino Kubitschek em 1955, foram apoiadas pelo comandante do exército Henrique Teixeira Lott que mobilizou tropas para garanti-la. A intervenção conservadora militar que aconteceria em 1964 na verdade aconteceu neste momento, impedindo o governo Nacional Reformista de JK.
d) Durante o Regime Civil Militar (1964-1985) as perseguições e torturas aos opositores do governo se intensificaram a partir da mobilização popular à favor dos atos institucionais que exigiam a prisão de políticos, professores, estudantes e operários que eram considerados subversivos e comunistas ligados aos interesses soviéticos.
e) Com a promulgação da constituição, em 1988, o Exército e as demais Forças Armadas se afastaram do núcleo político brasileiro, voltando-se para suas missões constitucionais. A atuação das Forças Armadas, na garantia da lei e da ordem, por iniciativa de quaisquer dos poderes constitucionais, ocorrerá de acordo com as diretrizes baixadas em ato do Presidente da República, após esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

1 Resposta

Tira Duvidas

daqui a pouco eu vejo pra vc

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.