Essas longas cadeias de razões, todas simples e fáceis, de que...

Essas longas cadeias de razões, todas simples e fáceis, de que os geômetras costumam se utilizar para chegar às demonstrações mais difíceis, haviam-me dado oportunidade de imaginar que todas as coisas passíveis de cair sob domínio do conhecimento dos homens seguem-se umas às outras da mesma maneira e que, contanto que nos abstenhamos somente de aceitar por verdadeira alguma que não o seja, e que observemos sempre a ordem necessária para deduzi-las umas das outras, não pode haver, quaisquer que sejam, tão distantes às quais não se chegue por fim, nem tão ocultas que não se descubram.(DESCARTES, R. Discurso do método. Tradução de Elza Moreira Marcelina. Brasília: Editora da Universidade de Brasília; São Paulo: Ática, 1989. p. 45.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Descartes, é correto afirmar que: *1 ponto
Para Descartes, o conhecimento é obtido partindo-se da experiência, isto é, da observação da natureza, e depois generalizando os resultados de tais observações.
Segundo Descartes, qualquer coisa que a razão humana é capaz de conhecer pode ser alcançada, partindo-se de verdades evidentes, e aplicando a dedução lógica a essas verdades.
Para Descartes, é possível apenas obter um conhecimento aproximado, probabilístico, acerca de qualquer objeto, não sendo de modo algum alcançável o conhecimento da verdade, independente do assunto em questão.
Descartes pensa que, independentemente das premissas das quais se parte ao se procurar obter conhecimento sobre um determinado assunto, a verdade sobre tal assunto será alcançada desde que os princípios da lógica dedutiva sejam aplicados corretamente.
Nenhuma das questões anteriores.​

1 Resposta

1) René Descartes (1596 - 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Autor da frase: "Penso, logo existo". É considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna. Sua preocupação era com a ordem e a clareza.

2)Descartes revolucionou o pensamento filosófico moderno. Suas contribuições deram origem à tradição racionalista que se baseia no entendimento de que o conhecimento racional é inato ao ser humano.

3) não sei

4)não sei

5)Obras de Descartes

Listamos a seguir as principais obras do filósofo René Descartes:

Discurso do método: Texto curto e escrito em Francês (era comum que os intelectuais da época escrevessem em Latim, o que restringia o escrito a um público douto), pois a intenção de Descartes era que o seu livro atingisse a todos que compartilhassem da racionalidade. Essa obra apresenta o método cartesiano, as suas justificativas e a sua contribuição para o racionalismo.

Meditações metafísicas: Nessa obra o filósofo discute as questões metafísicas tradicionais, como a questão da alma e de Deus. Descartes era cristão, mas modifica as estruturas cristãs ao tratar da alma e do alcance do logos proporcionado por Deus.

Princípios de Filosofia: Essa obra é uma espécie de manual para o fornecimento de conhecimento filosófico na educação jesuíta. Descontente com a sua formação de teor escolástico, o filósofo escreve tais princípios pensando em poder disseminar o racionalismo já na educação de base, a fim de formar estudantes de acordo com as sólidas ideias racionais claras e distintas, de uma filosofia racionalista.

Explicação:

ajudei no que esteve ao meu alcance

0

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.