Para Descartes, o conhecimento é obtido partindo-se da experiência, isto é, da observação da natureza, e depois generalizando os resultados de tais observações.
Segundo Descartes, qualquer coisa que a razão humana é capaz de conhecer pode ser alcançada, partindo-se de verdades evidentes, e aplicando a dedução lógica a essas verdades.
Para Descartes, é possível apenas obter um conhecimento aproximado, probabilístico, acerca de qualquer objeto, não sendo de modo algum alcançável o conhecimento da verdade, independente do assunto em questão.
Descartes pensa que, independentemente das premissas das quais se parte ao se procurar obter conhecimento sobre um determinado assunto, a verdade sobre tal assunto será alcançada desde que os princípios da lógica dedutiva sejam aplicados corretamente.
Nenhuma das questões anteriores.
1 Resposta
1) René Descartes (1596 - 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Autor da frase: "Penso, logo existo". É considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna. Sua preocupação era com a ordem e a clareza.
2)Descartes revolucionou o pensamento filosófico moderno. Suas contribuições deram origem à tradição racionalista que se baseia no entendimento de que o conhecimento racional é inato ao ser humano.
3) não sei
4)não sei
5)Obras de Descartes
Listamos a seguir as principais obras do filósofo René Descartes:
Discurso do método: Texto curto e escrito em Francês (era comum que os intelectuais da época escrevessem em Latim, o que restringia o escrito a um público douto), pois a intenção de Descartes era que o seu livro atingisse a todos que compartilhassem da racionalidade. Essa obra apresenta o método cartesiano, as suas justificativas e a sua contribuição para o racionalismo.
Meditações metafísicas: Nessa obra o filósofo discute as questões metafísicas tradicionais, como a questão da alma e de Deus. Descartes era cristão, mas modifica as estruturas cristãs ao tratar da alma e do alcance do logos proporcionado por Deus.
Princípios de Filosofia: Essa obra é uma espécie de manual para o fornecimento de conhecimento filosófico na educação jesuíta. Descontente com a sua formação de teor escolástico, o filósofo escreve tais princípios pensando em poder disseminar o racionalismo já na educação de base, a fim de formar estudantes de acordo com as sólidas ideias racionais claras e distintas, de uma filosofia racionalista.
Explicação:
ajudei no que esteve ao meu alcance
Mais perguntas de História
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.