Guerra dos emboabas
nome :
local:
ano:
causas/motivos:
objetivos:
grupos/líderes:
resultados:
me ajudem a responder
nome :
local:
ano:
causas/motivos:
objetivos:
grupos/líderes:
resultados:
me ajudem a responder
1 Resposta
GUERRA DOS EMBOABAS:
Foi um confronto travado de 1707 a 1709, pelo direito de exploração das recém descobertas jazidas de ouro, na região das Minas Gerais, no Brasil.
ANO: 1707 a 1709
LOCAL: Minas Gerais, Brasil.
MOTIVO: Exploração das jazidas de ouro.
QUEM QUERIA EXPLORAR AS JAZIDAS?
Desbravadores vicentinos (paulistas), os que tinham descoberto a região e por isso acreditavam que eles tinham o direito de explorar.Portugueses e imigrantes, que vinham de todas as partes do Brasil, apelidados pejorativamente de "EMBOABAS" pelos desbravadores, porque estavam ali pelo ouro.GRUPOS/ LÍDERES:
O bandeirante Borba Gato (Manuel de Borba Gato): líder dos paulistas na Guerra dos Emboabas. Os emboabas formaram suas próprias comunidades, dentro da região que já era habitada pelos paulistas; neste mesmo local, eles permaneciam constantemente vigiando todos os passos dos paulistas. O líder dos emboabas era o português Manuel Nunes Viana.RESULTADO:
Os paulistas foram derrotados, graças à intervenção do governador do Rio de Janeiro, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho. Com isso os paulistas retiraram-se da região. Muitos deles foram para o oeste, onde mais tarde descobriram novas jazidas de ouro, nos atuais estados do Mato Grosso e Goiás.
CONSEQUÊNCIAS:
Regulamentação da distribuição de lavras entre emboabas e paulistas.Regulamentação da cobrança do quinto.São Paulo e as Minas de Ouro se transformaram em capitanias, ligadas diretamente à Coroa, tirando autoridade do governo do Rio de Janeiro (3 de Novembro de 1709).São Paulo deixa de ser vila tornando-se cidadeAcabam as guerras na região das minas, com a metrópole assumindo o controle administrativo da região.Espero ter ajudado! Abraço!
Deise.
Mais perguntas de História
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.