1 Resposta
resposta:
explicação:
inconfidência mineira - movimento foi resposta ao excesso de impostos
vitor amorim de angelo
especial para a página 3 pedagogia & comunicação
movimentos sociais: brasil colônia
movimentos sociais: brasil império
movimentos sociais: brasil república
cabanagem
guerra dos farrapos
revolta da armada
guerra de canudos
revolta da vacina
revolta da chibata
guerra do contestado
revolução constitucionalista
a inconfidência mineira, também chamada de conjuração mineira, foi a conspiração de uma pequena elite de vila rica - atual ouro preto (mg) -, ocorrida em 1789, contra o domínio português. desse grupo, fizeram parte intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros, dentre os quais estava o alferes joaquim josé da silva xavier, sempre lembrado como principal líder do movimento.
o motivo principal da inconfidência foi a questão da derrama. tratava-se de uma operação fiscal realizada pela coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. o chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente. quando o quinto não era pago, os valores atrasados iam se acumulando. então, a metrópole podia lançar mão da "derrama" para cobrar esses impostos, utilizando-se até mesmo do confisco dos bens dos devedores.
todos os líderes da inconfidência estavam endividados com o real erário português, motivo pelo qual, segundo especialistas, teriam sido motivados a se envolver na revolta contra a metrópole. emblemático, nesse sentido, foi o fato de a eclosão do movimento ter sido agendada justamente para o dia em que se esperava que o governador da capitania de minas gerais, visconde de barbacena, ordenasse a cobrança da derrama. esperavam, com isso, ganhar o apoio da população à sua luta anticolonial.
ideias republicanas
em geral, a inconfidência mineira sempre é apresentada como um movimento que, combatendo o domínio português e inspirada nas experiências revolucionárias da frança e dos estados unidos, defendia a transformação do brasil numa república. não raro, associada a essa ideia, está a questão da igualdade social - o que seria uma influência direta dos exemplos das revoluções francesa e norte-americana.
embora os inconfidentes falassem de república, é preciso ter em vista que o significado do termo naquele momento estava associado à sua viabilidade num pequeno território, como minas gerais, por exemplo - ou, quando muito, incluindo o rio de janeiro e são paulo.
a ideia segundo a qual um movimento surgido em vila rica propunha a transformação do brasil numa república é problemática, até mesmo quando pensamos sob o prisma da nacionalidade.
Mais perguntas de História
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.