Os eventos de 1822, que repercutiram na Independência, legaram...

Isabelly

Os eventos de 1822, que repercutiram na Independência, legaram a D. Pedro I o título de “Defensor Perpétuo do Brasil”. Menos de uma década depois, o Primeiro Reinado terminava de maneira abrupta, com a abdicação de D. Pedro I em 1831. Entre os motivos que justificaram a atitude do imperador – e o declínio de sua popularidade – estão: I. A proximidade e o envolvimento de D. Pedro I com os desenlaces políticos de Portugal, que passava por uma crise sucessória na década de 1820.

II. A escolha de um Primeiro-Ministro português para formação de seu gabinete ministerial, contrariando os apelos dos políticos brasileiros.

III. A Guerra da Cisplatina que resultou na independência da região e gerou gastos que oneraram ainda mais os cofres públicos brasileiros.

IV. A imposição do Poder Moderador na Constituição de 1824, indicativo do autoritarismo de D. Pedro I, que vigorou durante todo o seu reinado.

V. O sufocamento de revoltas nas províncias de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Grão-Pará contra o governo imperial.

Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.

A Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

B Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

C Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.

D Apenas as afirmativas II, III, IV estão corretas.

E Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.

É URGENTE, pfvrr

0 Respostas

Isabelly está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.