1 Resposta
1) Para Goodson (1997, p. 10), o currículo não é estático, atemporal e neutro,... as características das teorias curriculares:
1. falso. Teorias não-críticas ou tradicionais tinham enfoque tecnicista e era entendido como um conjunto de disciplinas. Privilegiava o planejamento centrado nos objetivos, nas metas estratégias e na avaliação.
2. Falso. Nas teorias críticas a concepção dos currículos sofrem influência de ideologias, como reprodução cultural e social para permanência no poder de uma classe social definida pelo capitalismo, nas suas relações sociais de produção. Evidenciam a conscientização para emancipação e libertação de um currículo oculto favorecendo a resistência.
3. Falso. As teorias pós-críticas, evidenciam a identidade, a alteridade, a diferença, a subjetividade de significação e discurso entre o saber e o poder, como forma de representação e formação cultural. Estão presentes o gênero, a raça, a etnia, a sexualidade e o multiculturalismo.
Alternativa correta: c) F – F – F.
2) Sobre a sua construção do currículo:
e) Ele se efetiva sempre para a emancipação e criticidade do educando, para que faça intervenções na realidade.
O currículo é colocado como elemento central do processo educativo, sendo o espaço escolar uma referência. O currículo é o lugar onde se cruza a reflexão sobre a prática. A teoria educacional é o processo de ação-reflexão-ação o campo onde se desenvolve o crescimento, a criticidade o trabalho coletivo e a própria identidade do professor.
3) Alternativa: a) Paideia – dominante – democrática – cidadãos
Bons estudos!
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