Porque as idéias de Humanismo e Igualdade eram contrária ao qu...

Alexandre

Porque as idéias de Humanismo e Igualdade eram contrária ao que a sociedade estamental representava?.

1 Resposta

Arthur Camacho

1) Para Goodson (1997, p. 10), o currículo não é estático, atemporal e neutro,...  as características das teorias curriculares:

1. falso. Teorias não-críticas ou tradicionais tinham enfoque tecnicista e era entendido como um  conjunto de disciplinas. Privilegiava o planejamento centrado nos objetivos,  nas metas estratégias e na avaliação.

2. Falso. Nas teorias críticas a concepção dos currículos sofrem influência de ideologias, como reprodução cultural e social para permanência no poder  de uma classe social  definida pelo capitalismo, nas suas relações sociais de produção. Evidenciam a conscientização para emancipação e libertação de um currículo oculto favorecendo a resistência.

3. Falso. As teorias pós-críticas, evidenciam a identidade, a alteridade, a diferença, a subjetividade  de significação e discurso  entre o saber e o poder, como forma de representação  e formação cultural. Estão presentes o gênero, a raça, a etnia, a sexualidade  e o multiculturalismo.

Alternativa correta: c)  F – F – F.

2) Sobre a sua construção do currículo:

e)  Ele se efetiva sempre para a emancipação e criticidade do educando, para que faça intervenções na realidade.

O currículo é colocado como elemento central do processo educativo, sendo o espaço  escolar uma referência.  O currículo é o lugar onde se cruza a reflexão sobre a prática. A  teoria educacional é o processo de ação-reflexão-ação o campo onde se desenvolve o  crescimento, a criticidade o trabalho coletivo e a própria identidade do professor.

3) Alternativa: a)  Paideia – dominante – democrática – cidadãos

Bons estudos!

0

Mais perguntas de História

Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.