1 Resposta
O tema inclusão tem levantado inúmeros debates sobre vantagens e desvantagens, evidenciando posições polêmicas e controversas entre os educadores e especialistas. Há quem defenda a inclusão de todos os alunos em classes comuns, inclusive de alunos com algum tipo de deficiência, eliminado assim serviços de apoio e recursos auxiliares, outros se posicionam e vêem a inclusão como inviável e utópica em nossa realidade educacional.
Este trabalho tem como objetivo por meio de observação direta procurou-se observar o desempenho da criança com necessidades especiais, concluindo que a deficiência não incapacita o sujeito na sua totalidade e que a família tem grande influência no seu desenvolvimento. Parece ainda, que a informação concorre para a mudança do modo como a sociedade os vê, porém não de modo suficiente para erradicar o preconceito de imediato. Este, ao esbarrar na cultura e no inconsciente das pessoas, não permite que se considere a diferença como diversidade ao invés de desigualdade, requisito importante para a constituição da sociedade inclusiva.
Constatamos, porém, que a preocupação na nossa política educacional é que haja "educação para todos", e que preferencialmente ela aconteça em classes comuns de ensino regular, evidenciada em leis e normas já aprovadas.
Porém, nem sempre, se leva em conta as necessidades de cada aluno deficiente, se o mesmo vai ter benefícios com esta inclusão, também não se leva em conta a preparação dos professores para receber esses alunos. Essas questões devem ser pensadas com muita responsabilidade. Pois quando se acredita na inclusão apenas sob o ponto de vista da legalidade, desconsiderando-se a realidade, restringe-se a uma prática desarticulada, provocando o abandono e o comprometimento da autoestima das pessoas envolvidas nesse processo.
A inclusão não dependerá apenas da vontade dos interessados na escola para todos. Não é possível prever o tempo para se alcançar os objetivos da inclusão, mas é preciso iniciar o processo. Deixar de acreditar que as mudanças acontecem tão somente ao se escrever sobre elas, apontando caminhos teóricos para melhoras, sem consolidar a prática.
Mais perguntas de História
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.