FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES O objetivo da Gerência de...

Clarice Melo

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES O objetivo da Gerência de Redes é monitorar e controlar os elementos da rede (sejam eles físicos ou lógicos), assegurando um certo nível de qualidade de serviço. Para realizar esta tarefa, os gerentes de redes são geralmente auxiliados por um sistema de gerência de redes. Um sistema de gerência de rede pode ser definido como uma coleção de ferramentas integradas para a monitoração e controle da rede. Este sistema oferece uma interface única, com informações sobre a rede e pode oferecer também um conjunto poderoso e amigável de comandos que são usados para executar.

Um dos objetivos da gerência de redes é prevenir e solucionar problemas na rede. Geralmente esta tarefa é realizada por uma equipe. Não existe uma regra rígida sobre os profissionais que fazem parte desta equipe. Cada organização tem autonomia para criar seu próprio time de gerência de redes de acordo com suas preferências. Porém, é comum que nesta equipe existam profissionais que executem quatro tarefas distintas: o pessoal do help desk, o operador da rede, a equipe de suporte técnico e o gerente da equipe de gerência.

LOPES, Raquel Vigolvino et al. Melhores práticas para a gerência de redes de computadores. 2002.

Algumas das melhores práticas de gerenciamento de Redes é utilização de softwares e o desenvolvimento de um plano de contingência sobre as ações que devem ser executadas. Uma organização nunca está sempre 100% protegida de problemas e situações que podem causar impactos ou transtornos, dificilmente uma empresa terá o controle total sobre todos os fatores que podem interferir no bom andamentos das atividades da empresa. O plano de contingência pode ser aplicado sobre qualquer área da empresa e em qualquer ramo. Este plano nada mais é do que um documento contendo ações que podem ser tomadas em situações problemas, podendo ser imediatas ou de rotina. É importante ressaltar que um plano de contingência deve prever ações de rotinas, preventivas e reativas.

A partir do contexto apresentado vejamos o estudo de caso a seguir:

A empresa LDC empreendimentos imobiliários está passando por problemas de estabilidade em sua rede, por alguns momentos a mesma fica inoperante não sendo possível acessar a intranet da empresa, alguns funcionário estão reclamando da velocidade do acesso a intranet entretanto a mesma possui um conexão de fibra óptica 200 Mega FULL (a mesma taxa para Download e upload). Também está sendo reportado ao setor de TI sérios problemas de vírus na rede, isso está causando problemas de falhas de segurança.
Diante do cenário apresentado, você como atual Gestor de TI desta empresa tem como desafio elaborar um plano de contingência. O plano de contingência deverá apresentar ao menos 5 atividades de contingencia para cada tipo de ação (rotinas, preventivas e reativas).

Orientações: Você deve enviar como resposta de sua atividade seus dados acadêmicos e seu plano de contingência. A entrega da atividade deve ser feita por meio de um único arquivo .doc ou .pdf. Sendo assim, é obrigatório o uso do template de entrega do MAPA, disponível no Material da Disciplina. Lembre-se que a atividade é individual e assim será avaliada. Plágios serão penalizados com nota ZERO.


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TonyWeber

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