próxima figura
a) Complete a tabela com a quantidade de cubos
de cada termo
Posição
Quantidade de cubos
b) Quantos cubos terá a figura 10 dessa sequência?
2. Veja o que um aluno respondeu quando a professora perguntou qual era a expressão que decem.
nava o perímetro de qualquer um destes triangulos:
a) Esse aluno acertou? Por quê?
b) Como você escreveria uma expressão para representar o perimetro
desses triângulos?
E3 VEZES O
LADO, OU SEJA
3.17
3. Considere esta sequência de símbolos: 5.0, #, %,$,@,#,%...
a) O simbolo % aparece em quais posições?
b) É possível que na 212 posição tenha o símbolo #? Por quê?
c) Qual simbolo ocupa a 42. posição dessa sequência? Explique como você descobriu isso,
4. Construa os 9 primeiros termos de uma sequência de símbolos e peça a um amigo que encontres
140 termo
5. Considere os 4 primeiros termos da sequência para completar a tabela,
2
3
4
7
Posição
20
1
n
6
Termo
10
14
18
• 7° ano - Volume 3
1 Resposta
O aluno não está correto, pois a expressão serve apenas para triângulos equiláteros; As expressões para representar o perímetro desses triângulos são: 3l, 2x + 2, 2y + 2.
a) O aluno não está correto.
O perímetro do triângulo seria 3l se o mesmo fosse equilátero, ou seja, possui todos os lados com a mesma medida.
Agora, quando o triângulo possui lados diferentes, a expressão 3l não funcionará.
b) Para o triângulo que possui os lados iguais a 2, a expressão pode ser 3.l.
Assim, obtemos 3.2 = 6.
Para o triângulo de lados 2 e 3, a expressão pode ser 2x + 2, sendo x o valor dos lados que possuem a mesma medida:
2.3 + 2 = 2(3 + 1) = 2.4 = 8.
Para o triângulo de lados 2 e 4, a expressão pode ser 2y + 2, sendo y o valor dos lados que possuem a mesma medida:
2.4 + 2 = 2(4 + 1) = 2.5 = 10.
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