As revistas serão organizadas sempre em quantidades iguais por...

edivaldobs

As revistas serão organizadas sempre em quantidades iguais por prateleira. Cada
prateleira terá quantidade máxima de revis-
tas e não haverá mistura de títulos em uma
mesma prateleira. A doação consta de 220
revistas "A Cavalaria", 120 revistas "Jogos
da Amizade", 80 revistas "O Infante" e os
outros exemplares são todos da revista
"Matemática Viva". É correto afirmar que
a) para organizar todas as revistas "O In-
fante", serão necessárias 6 prateleiras a
menos do que a quantidade de pratelei-
ras necessárias para organizar todas as
revistas "A Cavalaria".
b) para organizar todas as revistas "Jogos
da Amizade", serão necessárias 5 prate-
leiras a menos do que a quantidade de
prateleiras necessárias para organizar
todas as revistas "Matemática Viva".
c) para organizar todas as revistas "A Cava-
laria", serão necessárias 4 prateleiras a
mais do que a quantidade de prateleiras
necessárias para organizar todas as re-
vistas "Jogos da Amizade".
d) para organizar todas as revistas "Jogos
da Amizade", serão necessárias 3 pra-
teleiras a mais do que a quantidade de
prateleiras necessárias para organizar
todas as revistas "O Infante".
e) para organizar todas as revistas "Mate-
mática Viva", serão necessárias 2 pra-
teleiras a mais do que a quantidade de
prateleiras necessárias para organizar
todas as revistas "A Cavalaria"​

1 Resposta

Joaquim Borsoi

V ; F ; F ; V.

Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:

I – Verdadeira. A etnomatemática compreende a prática dos grupos culturais caracterizados por comunidades urbanas e rurais, grupos de trabalhadores, classes profissionais, crianças de uma certa faixa etária, sociedades indígenas, e tantos outros grupos que se identificam por objetivos e tradições comuns.

II – Falsa. A utilização de compras para o ensino da matemática não deve ser confundida com a etnomatemática.

III – Falsa. A etnomatemática compreende uma das manifestação do novo renascimento defendido por Ubiratan D’Ambrosio.

IV – Verdadeira. Um exemplo de contextualização da matemática é a relação entre os “Elementos de Euclides” com o panorama cultural da Grécia Antiga.

Bons estudos!

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