velho que assustava o medo.O menino se aproximou
velho que assustava o medo.
O menino se aproximou, curioso, do ancão. Tinham dito ao garoto que era o velho mais sábio do continente alcano Passava os dissertadambako do grande baoba que dava sombra à savana. A árvore era seu trono e ele, o rei das terras quentes e secas O menino tinha os olhos grandes e brilhantes como bole de cristal preto, o cabelo cacheado e a pele escura como uma Inda noite En sucha sempre transpareca uma pergunta. Queria conhecer o mundo, queria saber como era a Africa. O ancão tinha palavras incrustadas em suas rugas, suas mãos tinham se acostumando a tecer historias, sua voz sabia voar como asosas onhar como as estrelas, escorrer em três obras como os peixes coloridos. Contou ao garoto que queria saber tudo que a única forma de conhecer a África e o mundo era ouvir todos os contos e todas as enes. As palavras que vejam desde os tempos remotos dizem mais do que significam Eas estão escritas com os fios da noite E como vou descobrir os contos? quem vai me contar as lendas? - apressou-se a dizer o garoto de olhar ansioso. Oveho somu. Naquele sorriso, havia mistérios, sabedoria que vinham do passado, magia de outros mundos Encheu a vasiha de barro negrusco que sempre o acompanhava com um punhado de terra e pedrinhas. Depois, levantou o pente por ama da cabeça e derramou a terra. Mistrou-se no ar e caiu entre a grama e as folhas secas. O menino o escutava em silêncio. Estudava pdos os momentos de ações do velho Sabia que seu gesto, suas ações e suas palavras tinham significado mágico. Mais tarde, encheu uma vasilha de aga e pediu ao garoto que o acompanhasse até o no. Derramou o liquido sobre o torvelino de águas correntes. Escute como a terra se mistura com o vento. Escute as palavras que as águas dizem quando arrastam outras águas. Sabia que tinha que fazer o garoto compreender a importància de aprender o que a terra quer nos contar. -- Todo mundo na Africa sabe que só precisamos escutar a terra. Os contos estão nela - as palavras do velho pareciam ficar presas nos galos do baoba.
1- Qual o foco narrativo e onde se passa a situação inicial?
2- Quais personagens aparecem no conto? Como eles são fisicamente?
3- Por que o menino desejava conhecer o mundo e saber como era África?
4- Releia o texto e preencha o quadro abaixo, identificando a organização do conto.
SITUAÇÃO INICIAL
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COMPLICAÇÃO
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CLÍMAX
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DESFECHO
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5- A que se referem os termos destacados em"[... ]Cada palavra serve para algo além de dizê-lá e deixá-la
ao vento [...]" ? (Termos destacados são lá e o la)
6- Que hipótese de leitura podemos fazer pela leitura do trecho "[...] O ancião tinha palavras incrustadas em suas rugas[...]"?
7- Volte ao conto e diga a circunstância da palavra em realce (Palavra em realce "quando"
8-Explique o uso da forma verbal destacada na expressão "ESCUTAR a terra"?
9- Que mensagem final o cartaz traz, relação a natureza?
10- Por que, na África, contos são narrados?
Me ajudem, dou 30 pontos
O menino se aproximou, curioso, do ancão. Tinham dito ao garoto que era o velho mais sábio do continente alcano Passava os dissertadambako do grande baoba que dava sombra à savana. A árvore era seu trono e ele, o rei das terras quentes e secas O menino tinha os olhos grandes e brilhantes como bole de cristal preto, o cabelo cacheado e a pele escura como uma Inda noite En sucha sempre transpareca uma pergunta. Queria conhecer o mundo, queria saber como era a Africa. O ancão tinha palavras incrustadas em suas rugas, suas mãos tinham se acostumando a tecer historias, sua voz sabia voar como asosas onhar como as estrelas, escorrer em três obras como os peixes coloridos. Contou ao garoto que queria saber tudo que a única forma de conhecer a África e o mundo era ouvir todos os contos e todas as enes. As palavras que vejam desde os tempos remotos dizem mais do que significam Eas estão escritas com os fios da noite E como vou descobrir os contos? quem vai me contar as lendas? - apressou-se a dizer o garoto de olhar ansioso. Oveho somu. Naquele sorriso, havia mistérios, sabedoria que vinham do passado, magia de outros mundos Encheu a vasiha de barro negrusco que sempre o acompanhava com um punhado de terra e pedrinhas. Depois, levantou o pente por ama da cabeça e derramou a terra. Mistrou-se no ar e caiu entre a grama e as folhas secas. O menino o escutava em silêncio. Estudava pdos os momentos de ações do velho Sabia que seu gesto, suas ações e suas palavras tinham significado mágico. Mais tarde, encheu uma vasilha de aga e pediu ao garoto que o acompanhasse até o no. Derramou o liquido sobre o torvelino de águas correntes. Escute como a terra se mistura com o vento. Escute as palavras que as águas dizem quando arrastam outras águas. Sabia que tinha que fazer o garoto compreender a importància de aprender o que a terra quer nos contar. -- Todo mundo na Africa sabe que só precisamos escutar a terra. Os contos estão nela - as palavras do velho pareciam ficar presas nos galos do baoba.
1- Qual o foco narrativo e onde se passa a situação inicial?
2- Quais personagens aparecem no conto? Como eles são fisicamente?
3- Por que o menino desejava conhecer o mundo e saber como era África?
4- Releia o texto e preencha o quadro abaixo, identificando a organização do conto.
SITUAÇÃO INICIAL
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COMPLICAÇÃO
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CLÍMAX
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DESFECHO
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5- A que se referem os termos destacados em"[... ]Cada palavra serve para algo além de dizê-lá e deixá-la
ao vento [...]" ? (Termos destacados são lá e o la)
6- Que hipótese de leitura podemos fazer pela leitura do trecho "[...] O ancião tinha palavras incrustadas em suas rugas[...]"?
7- Volte ao conto e diga a circunstância da palavra em realce (Palavra em realce "quando"
8-Explique o uso da forma verbal destacada na expressão "ESCUTAR a terra"?
9- Que mensagem final o cartaz traz, relação a natureza?
10- Por que, na África, contos são narrados?
Me ajudem, dou 30 pontos
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