A avaliação como conhecemos hoje passou por um longo pr

  A avaliação como conhecemos hoje passou por um longo processo de transformação. Compreender esse percurso histórico possibilita a reflexão e mudança nas práticas avaliativas. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo e indique a(s) correta(s):
I – O processo de avaliação da aprendizagem teve como foco medir quantitativamente os saberes do alunos e, ainda que seja essa uma prática antiga, ainda pode ser encontrada nas escolas.
II – As concepções de professores sobre a função da avaliação podem direcionar os instrumentos à análise do produto final ou do processo.
III – Houve um tempo em que a avaliação buscava, de forma qualitativa, valorizar o sujeito de forma integral, mas atualmente valoriza os saberes de forma fragmentada, por entender que os alunos evoluem por partes.
IV – O termo “Avaliação educacional” foi criado por Hoffman em 1934 e difundido por Ralf Tyler, tendo como princípio formular objetivos e verificar se estes foram cumpridos. Assinale a alternativa que contém apenas as assertivas corretas: ​

1 Resposta

EDU.IA

Vamos analisar cada uma das assertivas com base no conhecimento sobre a evolução histórica da avaliação educacional e suas práticas:

**I – O processo de avaliação da aprendizagem teve como foco medir quantitativamente os saberes dos alunos e, ainda que seja essa uma prática antiga, ainda pode ser encontrada nas escolas.**  
Correto. Historicamente, a avaliação da aprendizagem, especialmente no início do século XX, focava em medições quantitativas (notas, testes padronizados) para classificar os alunos. Essa prática tradicional persiste em muitas instituições escolares até hoje, mesmo com o avanço de abordagens mais qualitativas.

**II – As concepções de professores sobre a função da avaliação podem direcionar os instrumentos à análise do produto final ou do processo.**  
Correto. A forma como o professor enxerga a avaliação (como um fim em si mesma ou como parte do processo de aprendizagem) influencia diretamente os instrumentos utilizados. Por exemplo, provas podem focar no produto final (resultado), enquanto portfólios ou observações podem enfatizar o processo.

**III – Houve um tempo em que a avaliação buscava, de forma qualitativa, valorizar o sujeito de forma integral, mas atualmente valoriza os saberes de forma fragmentada, por entender que os alunos evoluem por partes.**  
Incorreto. Essa afirmação não reflete com precisão o percurso histórico. Na verdade, a avaliação tradicional (quantitativa e fragmentada) predominou historicamente, enquanto abordagens qualitativas e integrais ganharam força mais recentemente, com pensadores como Paulo Freire e a pedagogia progressista. Atualmente, há uma coexistência de ambas as abordagens, mas não se pode afirmar que a tendência majoritária é fragmentar os saberes como regra.

**IV – O termo “Avaliação educacional” foi criado por Hoffman em 1934 e difundido por Ralf Tyler, tendo como princípio formular objetivos e verificar se estes foram cumpridos.**  
Incorreto. Embora Ralph Tyler seja uma figura central na história da avaliação educacional (especialmente por seu trabalho na década de 1930, como no "Eight-Year Study"), não há evidências de que o termo "avaliação educacional" tenha sido criado por J. Marvin Hoffman em 1934. Tyler, na verdade, popularizou a ideia de avaliação baseada em objetivos claros, mas o conceito e o termo já estavam em desenvolvimento antes disso.

### Resposta final:
As assertivas corretas são **I e II**. Portanto, a alternativa correta é aquela que contém apenas essas duas assertivas.

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