1-De acordo com Marcos Rigota e seu pensamento sobre a Educaçã...

Mickablack

1-De acordo com Marcos Rigota e seu pensamento sobre a Educação Ambiental, Podemos considerar como conclusivo a ideia de que : * 1 ponto

a- Neste sentido a Educação Ambiental compreende a um processo, dimensão, fenômeno, manifestação e movimento social, político, econômico, cultural e ambiental para além de ser somente uma vaga ideia de ecologia preservada. A educação Ambiental nos apresenta a preocupação de que o modo que vivemos e nos relacionamos como os diversos espaços geográficos, sociais, culturais e econômicos nos dão pistas da concepção de educação AMBIENTAL PRESENTE em nossos dias.

b-Neste sentido a Educação Ambiental não compreende a um processo, dimensão, fenômeno, manifestação e movimento social, político, econômico, cultural e ambiental para além de ser somente uma vaga ideia de ecologia preservada. A educação Ambiental nos apresenta a preocupação de que o modo que vivemos e nos relacionamos como os diversos espaços geográficos, sociais, culturais e econômicos nos dão pistas da concepção de educação AMBIENTAL PRESENTE em nossos dias.

c-Neste sentido a Educação Ambiental deve ser compreendida com a ideia de preservacionismo, conservacionismo e reestruturação da natureza como um todo.​

1 Resposta

Samantha Faria

A formação de sujeitos críticos-reflexivos e transformadores requer uma visão de educação que compreenda aspectos como a problematização, a contextualização e a interdisciplinaridade. É preciso uma escola com bases modernas que tenha como princípios primordiais a possibilidade para o desenvolvimento de uma educação voltada para a construção de novos saberes, atitudes, comportamentos e valores dos profissionais que lidam com o processo educacional, em especial, os professores. Neste artigo apresentamos reflexões sobre as ideias de práxis de Reigota e Freire, bem como, suas contribuições para a práxis pedagógica dos professores no âmbito da Educação Ambiental. Para tanto, nossas reflexões foram embasadas a partir da Educação Crítica, Dialógica, Emancipatória e Libertadora dos referidos autores. Esse texto traz um breve recorte de uma pesquisa em nível de mestrado, e trata-se de numa abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. A coleta e análise dos resultados apresentados deram-se mediante as concepções metodológicas que validam uma pesquisa bibliografia, e nesse sentido, foram realizadas buscas em sites, periódicos e documentos oficiais, considerando sempre como epicentro à Educação Ambiental. As análises apontaram que as concepções Reigotianas e Freireanas são relevantes na formação de uma educação ambiental com caráter, crítico e reflexivo envolvendo nesse trabalho não só professores e alunos, mas toda a comunidade escolar. Por conseguinte, considera-se que a Educação Ambiental é parte indissociável da formação do professor e, portanto, as ideias de Freire e Reigota são fundamentais na transformação da práxis pedagógica.

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