A)Tradução dos textos sagrados.
B)Avaliação da veracidade dos mitos.
C)Verificar a eficácia dos fenômenos extrafísicos que ocorrem com as pessoas.
D)O estudo das experiências do sagrado, ou seja, como se constrói a vida a partir da crença.
E)Verificar os mecanismos de transmissão oral dos mitos
2)Competência: Conhecimento Técnico | X Habilidade (aptidão em aplicação do
O culto aos ancestrais em África permite o dinamismo das sociedades e interação com o presente devido a quais razões:
A)Os sentimentos de pertença étnica são mais importantes
B)O tempo das sociedades africanos é atemporal.
C)O tempo das sociedades africanas é dinâmico e permite incorporar elementos de outras realidades.
D)Os africanos têm uma visão fechada das relações de parentesco.
E)As lideranças tradicionais impedem as mudanças na forma de culto.
3)Analise a afirmação: “As missões cristãs hierarquizavam as religiões africanas por perceberem que as sociedades eram diversas e complexas”.
Grupo de escolhas da pergunta
A) A afirmação está certa. Os missionários sabiam que os africanos eram fetichistas e sem ajuda deles não conseguiriam chegar ao Monoteísmo e à Civilização.
B) A afirmação está errada. Os missionários não compreendiam as religiões africanas. Estas eram mais simples e não tão sagradas como o Cristianismo.
C) A afirmação está errada. Os missionários não percebiam os cultos africanos como religiões e as subordinavam a ideia de que só o monoteísmo cristão poderia conduzir a civilização ao progresso. A recusa disso era vista pelos missionários como perpetuação da barbárie.
D) A afirmação está correta porque as religiões evoluem das formas mais simples, do contato com a natureza, até se tornarem monoteístas.
E) A afirmação está correta porque os cultos animistas existiam, mas não era religião.
4) A escravidão era uma das formas de trabalho que coexistiam com outras na África do Norte. Mas, havia épocas que tal processo se tornava mais intenso pelas seguintes razões:
Grupo de escolhas da pergunta
A)Devido ao fato de as comunidades cristãs serem nessa região fortemente proselitistas, o que atraia a intolerância religiosa e a possibilidade da escravização.
B)Guerras e saques promovidos pela invasão de Impérios, o que levava também a quebra das relações de proteção e de exercício das atividades econômicas das comunidades de imigrantes que se instalavam na região.
C)Em função da chegada das comunidades judaicas que não aceitavam relações com o mundo exterior.
D)Devido ao não pagamento de impostos e do direito à proteção.
E)Por causa da forte perseguição aos cristãos que ocorria na região.
5) As comunidades cristãs que se instalaram na África do Norte encontraram as seguintes condições para a continuidade do seu desenvolvimento:
Grupo de escolhas da pergunta
A)O completo isolamento em relação as suas práticas religiosas.
B)As comunidades judaicas já existentes traziam a noção do monoteísmo para a região e já se havia noticias das escrituras sagradas.
C)A recusa das comunidades judaicas e de culto de ancestrais que criaram dificuldades para a liberdade de culto.
D)A ausência de qualquer religião monoteísta.
E)O fato de dominarem a escrita sagrada
1 Resposta
O Egito antigo foi palco de uma das mais importantes civilizações da antiguidade.
Egito é uma dádiva do Nilo” é uma frase escrita no século V a.C., pelo geógrafo e historiador grego Heródoto. A frase significa que o Rio Nilo, um grande rio do nordeste africano, possibilitou o desenvolvimento do Antigo Egito que cresceu às suas margens.
A identidade de Menés é um tema de debate em curso, embora o consenso geral dos egiptólogos[4][5][6] identifica Menés como o faraó protodinástico Narmer (também creditado como unificador do Egito) como o primeiro faraó, evidenciado por diferentes titulaturas reais nos registros históricos e arqueológicos, respectivamente.
Vários dos filósofos gregos antigos mantiam o Egito como um lugar de sabedoria e filosofia segundo seus pensamentos.A magia ainda é um grande mistério desta riquíssima civilização antiga, apesar das milhares descobertas arqueológicas e de já termos conseguido desvendar os talismãs de muitos papiros faraônicos. Este mistério ainda envolve a natureza e a magia dos faraós, um dos maiores segredos da civilização Egípcia antiga.
Uma religião politeísta é que tem crença baseado em vários deuses,e antoantropomórfica é a religião que tem seu Deus ou deuses em forma humana .
Poli significa vários ou muitos teísta significa crença , daí politeísta , uma religião de vários deuses.
Ao longo do tempo, a ampliação dos atributos sacerdotais ameaçava a figura do próprio Faraó.
Faraò então realizou uma reforma religiosa que tinha como justificativa maior a limitação dos poderes da classe sacerdotal egípcia.Para que isso fosse possível,Amenòfis iv realizou uma reforma religiosa que tinha como limitação dos poderes da classe sacerdotal egípcia.
É considerada arte egípcia toda expressão artística feita no Egito Antigo, seja na pintura, nas esculturas, na arte decorativa, na arquitetura e outras formas. As obras da arte egípcia eram muito ligadas à religiosidade desse povo. ... Além de dar beleza às peças e pinturas, as cores tinham significados próprios.
Com base nessas informações podemos concluir que o Egito antigo foi marcado por várias artes e entre outros ...
Mais perguntas de Pedagogia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.