manifestações religiosas em nosso país?
1 Resposta
1) Diversidade religiosa implica em tolerância religiosa. Ensinando-se, assim, a tolerância para com a religião do outro, busca-se a promoção de uma cultura de paz.
O problema é que tal tolerância não raro se confunde com uma mixórdia entre as religiões e um ecumenismo que iguala tais religiões, ignorando as diferenças cruciais entre elas e, assim fazendo, desrespeitando o que é próprio de cada um, o que resulta no exato o oposto da proposta inicial.
2) O não reconhecimento e o desrespeito não raro são etiquetas impostas por certas religiões contra outras. Todas as religiões devem ser respeitadas, mas nenhuma pode ser igualada e imposta.
O Brasil, por exemplo, sendo um dos maiores países católicos do mundo, continuamente segue sendo cenário de brigas e intolerâncias quando tal representação se dá no meio político. Esquece-se que é legítimo representantes de todas as religiões buscarem políticas que favoreçam suas próprias crenças, sempre respeitando a laicidade do Estado.
3) Professores que utilizam a sala de aula como palanque político para fazer militância ideológica não raro, quando se deparam com algum crucifixo - pendurado na sala ou nas mãos de um aluno - acabam por fazer algum chiste, no mínimo, com o fim de ridicularizar a crença alheia. Isto ocorre, notadamente, desde a Revolução Francesa, quando Diderot, visto até hoje como um grande iluminista e progressista no campo do pensamento humano, disse o homem só seria livre quando se enforcasse o último rei nas tripas do último padre.
4) As religiões devem ser respeitadas. Para isso, antes dos alunos, são os professores que devem aprender a respeitá-las, mostrando as diferenças, as histórias e o poder que o lado espiritual tem na constituição humana. Não há nenhum segredo além do estudo.
Mais perguntas de Pedagogia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.