5) Em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem na perspecti...

5) Em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem na perspectiva de Vygotsky (2000), considere as seguintes afirmações:
I. Na aquisição de conceitos científicos o desenvolvimento ocorre de maneira diferente.
II. Existe um paralelismo entre o processo de aprendizagem escolar e o desenvolvimento das respectivas funções.
III. Hábitos e habilidades são aprendidos primeiro para depois serem aplicados conscientemente.
IV. Aprendizagem e desenvolvimento não caminham juntos.
V. A pessoa passa pela aprendizagem para poder se desenvolver.
São verdadeiras:

Alternativas:

I - III - V.
II - III - IV.
I - II - IV.
III - IV - V.
II - IV - V.
Código da questão: 47433
6)
A comunicação surge antes do desenvolvimento da fala, pois o bebê usa gestos faciais e corporais, e algumas ações. A fala, contudo, confere maior e menos para solucionar problemas.
A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas.

Alternativas:

palavras; interesse; esforço.
sílabas; rapidez; atividades.
balbucios; interesse; atividades.
balbucios; rapidez; esforço.
sílabas; rapidez; esforço.
Código da questão: 47427
7)
A comunicação e a generalização são importantes funções da linguagem. A comunicação
[...] estabelecida com base em compreensão racional e na intenção de transmitir ideias e vivências, exige necessariamente um sistema de meios cujo protótipo foi, é e continuará sendo a linguagem humana, que surgiu da necessidade de comunicação no processo de trabalho. (VYGOTSKY, 2000, p. 11)
Em relação à comunicação, pode-se dizer que:

Alternativas:

Refere-se a um ato verbal do pensamento sobre um objeto isolado.
A compreensão, a enunciação e a comunicação social possibilitam a linguagem.
Funciona de maneira independente da generalização.
Permite a referência a toda uma classe de objetos ou sensações.
É mediada pelo sistema de signos que é a linguagem.
Código da questão: 47406
8)
Sobre a educação e o desenvolvimento da linguagem, considere as seguintes afirmações:
( ) O input linguístico da escola é elaborado.
( ) O êxito na escola pode ser mais difícil se a criança apresenta menos recursos linguísticos.
( ) A bagagem de aprendizagem dos educandos deve ser apagada para equalizá-los.
( ) As estruturas linguísticas e vocábulos usados na escola devem ser padronizados aos da comunidades de origem dos alunos.
( ) A sociedade espera que a escola favoreça de forma diferenciada a linguagem de alguns grupos.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:

Alternativas:

V – F – V – F – F.
V – V – F – F – F.
V – F – V – F – V.
F – V – F – V – F.
V – V – F – V – F.
Código da questão: 47429
9)
Em relação ao desenvolvimento da escrita, não se trata de “uma simples tradução da linguagem falada para signos escritos, e a apreensão da linguagem escrita não é uma simples apreensão da técnica da escrita” (VYGOTSKY, 2000, p. 312). Considere as seguintes afirmações:
I. O desenvolvimento da escrita é uma função específica da linguagem de pensamento.
II. O desenvolvimento da escrita depende de muita abstração.
III. Na linguagem escrita não existe interlocutor direto.
IV. A necessidade e o entendimento da função da escrita acontecem como na linguagem oral.
V. O desenvolvimento da escrita se assemelha ao da linguagem oral.
São verdadeiras:

Alternativas:

II - III - V.
III - IV - V.
I - II - III.
I - II - IV.
II - IV - V.
Código da questão: 47413
10)
Em relação aos estágios de desenvolvimento da linguagem, descritos por Vygotsky (2000), considere as seguintes afirmações:
I. No estágio primitivo a criança assimila estruturas e operações lógicas para depois assimilar suas formas gramaticais correspondentes.
II. No estágio da psicologia ingênua, a linguagem é pré-intelectual e o pensamento é pré-verbal.
III. No estágio da linguagem egocêntrica, a criança pode contar nos dedos para auxiliar na solução de problemas internos de contar.
IV. No estágio de ‘crescimento para dentro’, usando signos interiores a criança opera relações mentais.
V. Os estágios indicam uma interiorização da linguagem.
São verdadeiras:

Alternativas:

I - III - V.
I - II - III.
II - III - IV.
III - IV - V.
I - III - IV.

1 Resposta

Tay

Oioio

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.