A história da educação de adultos no Brasil se inicia com a vinda dos padres jesuítas em 1549. Eles, de início, catequizavam os índios e davam instrução para adolescentes e adultos, e, após a sua expulsão, a educação foi organizada no império. Depois da Primeira Guerra Mundial, a alfabetização ganha destaque nos discursos dos políticos e dos intelectuais. Nesse contexto, surge uma campanha para erradicação do analfabetismo. Já com o fim da Segunda Guerra Mundial, surgem as primeiras políticas públicas nacionais destinadas à instrução dos jovens e adultos. Em 1947, foi lançada a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos – CEAA e outras duas campanhas foram criadas, cujos resultados foram poucos efetivos: a Campanha Nacional de Educação Rural, em 1952, e a campanha nacional de Erradicação do Analfabetismo, em 1958. Ao findar a década de 1950 e, no início dos anos 1960, teve início o período ouro para a alfabetização de jovens e adultos no Brasil. Nesse período, várias ações foram empreendidas com engajamento político por intelectuais, estudantes e católicos. Destas ações, houve: o Meb - Movimento de Educação de Base, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (em 1961), a Campanha de Pé no chão se Aprende a ler, no Recife etc. Nesta época, ficou conhecido no Brasil, Paulo Freire, que foi exilado no período da ditadura. A partir de 1964, o regime político adotado foi a Ditadura Militar, cujo programa para erradicação do analfabetismo foi o MOBRAL. Com a volta da democracia em 1985, e a Constituição de 1988 e a LDB 9394/96, a educação de adultos foi normatizada no Brasil. Considerando o contexto da Redemocratização do Brasil e a Educação de Jovens e Adultos, julgue os itens a seguir. I. No período pós-ditadura, denominado de Redemocratização do Brasil, o MOBRAL foi extinto e outros programas foram criados, sendo que o que o substituiu foi o programa Alfabetização Solidária. II. A LDB 9394/96 trouxe um diferencial à alfabetização de jovens e adultos, tornou-a uma modalidade de educação, e trouxe como novidade o fato de que os conteúdos e as metodologias deveriam ser adequados à realidade do aluno. III. A proposta da campanha de alfabetização da Ditadura Militar, o MOBRAL, era trabalhar com a palavra-chave, sem realizar discussões políticas acerca dos problemas do cotidiano do aluno. IV. A história da alfabetização de jovens e adultos no Brasil, conforme as políticas públicas da educação para essa demanda, foi marcada por avanços e retrocessos, tendo como período áureo o final da década de 1950 e o início de 1960. É correto o que se afirma em A)III e IV, apenas. B)I e IV, apenas. C)I, II, III e IV. D)II e III, apenas. E)I e II, apenas.
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