Av2 - práticas pedagógicas: gestão da sala de aula
informações adicionais
1)
sabendo que as práticas avaliativas estão associadas a determinadas posturas e modelos pedagógicos, analise a relação entre as afirmações i e ii.
i-para a perspectiva interacionista o ensino-aprendizagem é um processo constituído na relação entre professor e aluno na construção do conhecimento.
porque
ii-na perspectiva interacionista a avaliação somente leva em conta o que se ensina e se aprende.
assinale a alternativa correta
alternativas:
a)
as afirmações i e ii estão corretas e a ii justifica a i.
b)
as afirmações i e ii estão corretas, mas não se relacionam.
c)
a afirmação i está correta e a ii incorreta.
d)
a afirmação ii está correta e a i incorreta.
e)
as afirmações i e ii estão incorretas.
2)
para o professor libâneo ( 2009, p.9) "aprender a pensar teoricamente é dominar os processos mentais pelos quais chegamos aos conceitos e às competências cognitivas, significa dominar os procedimentos metodológicos das ciências, para aprender a pensar cientificamente. nesse sentido, a metodologia de ensino, mais do que recorrer a técnicas de ensino, consiste em saber como ajudamos o aluno a pensar com os instrumentos conceituais e os processos de investigação da ciência ensinada." orientados por esse pensamento, analise as proposições a seguir:
i-a didática tem sido vista como um conhecimento relacionado com os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem em ambientes organizados de relação e comunicação intencional, visando a formação dos alunos.
ii-é típico da didática investigar os nexos e relações entre o ato de ensinar e o ato de aprender.
iii-a didática é uma disciplina com caráter geral e de individualização dos conhecimentos.
iv-a didática é uma disciplina de integração, articulando numa teoria geral de ensino as várias ciências da educação e compondo-se com as metodologias específicas das disciplinas curriculares.
assinale a alternativa correta
alternativas:
a)
as afirmações i; ii; iv estão corretas
b)
as afirmações i; iii; iv estão corretas.
c)
as afirmações iii e iv estão corretas.
d)
somente as afirmações i e ii estão corretas
e)
as afirmações i; ii; iii; iv estão corretas.
3)
antes de iniciar uma atividade em sala de aula o professar deve orientar com clareza seus alunos para o desenvolvimento dos trabalhos. do mesmo modo, a interação entre professor e alunos no processo de motivação dos estudos nos remete a um aspecto importante do planejamento didático. assinale a alternativa que apresenta o ponto central em todo planejamento didático.
alternativas:
a)
o ponto central do planejamento didático é a definição dos objetivos da atividade que será aplicada pelo professor aos alunos.
b)
o ponto central do planejamento didático é a definição da metodologia da atividade que será desenvolvida com os alunos.
c)
o ponto central do planejamento didático é a definição da estratégia e dos materiais que serão utilizados na atividade.
d)
o ponto central do planejamento didático é a definição da didática e do plano de ensino que será utilizado na atividade.
e)
o ponto central do planejamento didático é a definição do recurso no tempo e no espaço da atividade.
informações adicionais
1)
sabendo que as práticas avaliativas estão associadas a determinadas posturas e modelos pedagógicos, analise a relação entre as afirmações i e ii.
i-para a perspectiva interacionista o ensino-aprendizagem é um processo constituído na relação entre professor e aluno na construção do conhecimento.
porque
ii-na perspectiva interacionista a avaliação somente leva em conta o que se ensina e se aprende.
assinale a alternativa correta
alternativas:
a)
as afirmações i e ii estão corretas e a ii justifica a i.
b)
as afirmações i e ii estão corretas, mas não se relacionam.
c)
a afirmação i está correta e a ii incorreta.
d)
a afirmação ii está correta e a i incorreta.
e)
as afirmações i e ii estão incorretas.
2)
para o professor libâneo ( 2009, p.9) "aprender a pensar teoricamente é dominar os processos mentais pelos quais chegamos aos conceitos e às competências cognitivas, significa dominar os procedimentos metodológicos das ciências, para aprender a pensar cientificamente. nesse sentido, a metodologia de ensino, mais do que recorrer a técnicas de ensino, consiste em saber como ajudamos o aluno a pensar com os instrumentos conceituais e os processos de investigação da ciência ensinada." orientados por esse pensamento, analise as proposições a seguir:
i-a didática tem sido vista como um conhecimento relacionado com os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem em ambientes organizados de relação e comunicação intencional, visando a formação dos alunos.
ii-é típico da didática investigar os nexos e relações entre o ato de ensinar e o ato de aprender.
iii-a didática é uma disciplina com caráter geral e de individualização dos conhecimentos.
iv-a didática é uma disciplina de integração, articulando numa teoria geral de ensino as várias ciências da educação e compondo-se com as metodologias específicas das disciplinas curriculares.
assinale a alternativa correta
alternativas:
a)
as afirmações i; ii; iv estão corretas
b)
as afirmações i; iii; iv estão corretas.
c)
as afirmações iii e iv estão corretas.
d)
somente as afirmações i e ii estão corretas
e)
as afirmações i; ii; iii; iv estão corretas.
3)
antes de iniciar uma atividade em sala de aula o professar deve orientar com clareza seus alunos para o desenvolvimento dos trabalhos. do mesmo modo, a interação entre professor e alunos no processo de motivação dos estudos nos remete a um aspecto importante do planejamento didático. assinale a alternativa que apresenta o ponto central em todo planejamento didático.
alternativas:
a)
o ponto central do planejamento didático é a definição dos objetivos da atividade que será aplicada pelo professor aos alunos.
b)
o ponto central do planejamento didático é a definição da metodologia da atividade que será desenvolvida com os alunos.
c)
o ponto central do planejamento didático é a definição da estratégia e dos materiais que serão utilizados na atividade.
d)
o ponto central do planejamento didático é a definição da didática e do plano de ensino que será utilizado na atividade.
e)
o ponto central do planejamento didático é a definição do recurso no tempo e no espaço da atividade.
Mais perguntas de Pedagogia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.