Av2 - práticas pedagógicas: gestão da sala de aula informações...

Av2 - práticas pedagógicas: gestão da sala de aula
informações adicionais

1)
sabendo que as práticas avaliativas estão associadas a determinadas posturas e modelos pedagógicos, analise a relação entre as afirmações i e ii.

i-para a perspectiva interacionista o ensino-aprendizagem é um processo constituído na relação entre professor e aluno na construção do conhecimento.

porque

ii-na perspectiva interacionista a avaliação somente leva em conta o que se ensina e se aprende.

assinale a alternativa correta

alternativas:

a)
as afirmações i e ii estão corretas e a ii justifica a i.

b)
as afirmações i e ii estão corretas, mas não se relacionam.

c)
a afirmação i está correta e a ii incorreta.

d)
a afirmação ii está correta e a i incorreta.

e)
as afirmações i e ii estão incorretas.

2)
para o professor libâneo ( 2009, p.9) "aprender a pensar teoricamente é dominar os processos mentais pelos quais chegamos aos conceitos e às competências cognitivas, significa dominar os procedimentos metodológicos das ciências, para aprender a pensar cientificamente. nesse sentido, a metodologia de ensino, mais do que recorrer a técnicas de ensino, consiste em saber como ajudamos o aluno a pensar com os instrumentos conceituais e os processos de investigação da ciência ensinada." orientados por esse pensamento, analise as proposições a seguir:

i-a didática tem sido vista como um conhecimento relacionado com os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem em ambientes organizados de relação e comunicação intencional, visando a formação dos alunos.

ii-é típico da didática investigar os nexos e relações entre o ato de ensinar e o ato de aprender.

iii-a didática é uma disciplina com caráter geral e de individualização dos conhecimentos.

iv-a didática é uma disciplina de integração, articulando numa teoria geral de ensino as várias ciências da educação e compondo-se com as metodologias específicas das disciplinas curriculares.

assinale a alternativa correta

alternativas:

a)
as afirmações i; ii; iv estão corretas

b)
as afirmações i; iii; iv estão corretas.

c)
as afirmações iii e iv estão corretas.

d)
somente as afirmações i e ii estão corretas

e)
as afirmações i; ii; iii; iv estão corretas.

3)
antes de iniciar uma atividade em sala de aula o professar deve orientar com clareza seus alunos para o desenvolvimento dos trabalhos. do mesmo modo, a interação entre professor e alunos no processo de motivação dos estudos nos remete a um aspecto importante do planejamento didático. assinale a alternativa que apresenta o ponto central em todo planejamento didático.

alternativas:

a)
o ponto central do planejamento didático é a definição dos objetivos da atividade que será aplicada pelo professor aos alunos.

b)
o ponto central do planejamento didático é a definição da metodologia da atividade que será desenvolvida com os alunos.

c)
o ponto central do planejamento didático é a definição da estratégia e dos materiais que serão utilizados na atividade.

d)
o ponto central do planejamento didático é a definição da didática e do plano de ensino que será utilizado na atividade.

e)
o ponto central do planejamento didático é a definição do recurso no tempo e no espaço da atividade.

1 Resposta

Clara

respostas corretas 1c 2a 3a 4b 5c

Explicação:

0

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.