(ENADE 2015) A alfabetização midiática e informacional tem com...

Gabriele Serrano

(ENADE 2015) A alfabetização midiática e informacional tem como proposta desenvolver a capacidade dos cidadãos de utilizar mídias, bibliotecas, arquivos e outros provedores de informação como ferramentas para a liberdade de expressão, o pluralismo, o diálogo e a tolerância intercultural, que contribuem para o debate democrático e a boa governança. Nos últimos anos, uma ferramenta de grande valia para o aprendizado, dentro e fora da sala de aula, têm sido os dispositivos móveis. Como principal meio de acesso à internet e, por conseguinte, às redes sociais, o telefone celular tem sido a ferramenta mais importante de utilização social das diferentes mídias, com apropriação de seu uso e significado, sendo, assim, uma das principais formas para o letramento digital da população. Esse letramento desenvolve-se em vários níveis, desde a simples utilização de um aplicativo de conversa com colegas até a utilização em transações financeiras nacionais e internacionais. WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, 2013 (adaptado).

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Uma pessoa letrada digitalmente tem capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação.

PORQUE

II. No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e elementos imagéticos e sonoros.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
b. A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
c. As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são falsas.

1 Resposta

EDU.IA

A resposta correta é:

c. As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Justificativa:

  • A asserção I afirma que uma pessoa letrada digitalmente tem a capacidade de localizar, filtrar e avaliar informações eletrônicas e se comunicar por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Isso está de acordo com o conceito de letramento digital, que envolve não apenas o uso de tecnologias, mas a habilidade crítica de interpretar e interagir com a informação.

  • A asserção II explica que o letramento digital envolve a construção de significados a partir de textos interconectados, como hipertextos, links e elementos multimídia. Essa afirmação também é verdadeira, pois o ambiente digital permite essa navegação intertextual, essencial para a compreensão das informações.

  • A relação entre as duas asserções é válida, pois a capacidade de localizar, avaliar e se comunicar digitalmente (I) está diretamente relacionada ao processo de construção de sentido por meio de hipertextos e elementos multimídia (II). Isso porque a navegação entre diferentes mídias e fontes exige habilidades de interpretação e análise, características fundamentais do letramento digital.

Portanto, a asserção II justifica corretamente a asserção I, tornando a alternativa (c) a correta.

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