G. R.E. S Unidos do Viradouro (RJ)
Ó, mãe! Ensaboa, mãe!
Ensaboa, pra depois quarar
Ó, mãe! Ensaboa, mãe!
Ensaboa, pra depois quarar
Ora yê yê ô oxum! Seu dourado tem axé
Faz o seu quilombo no Abaeté
Quem lava a alma dessa gente veste ouro
É Viradouro! É Viradouro!
Levanta, preta, que o Sol tá na janela
Leva a gamela pro xaréu do pescador
A alforria se conquista com o ganho
E o balaio é do tamanho do suor do seu amor
Mainha, esses velhos areais
Onde nossas ancestrais acordavam as manhãs
Pra luta sentem cheiro de angelim
E a doçura do quindim
Da bica de Itapuã
Camará ganhou a cidade
O erê herdou liberdade
Canto das Marias, baixa do dendê
Chama a freguesia pro batuquejê
São elas, dos anjos e das marés
Crioulas do balangandã, ô iaiá
Ciranda de roda, na beira do mar
Ganhadeira que benze, vai pro terreiro sambar
Nas escadas da fé
É a voz da mulher!
[..]
Disponível em: https://www. letras. mus. br/unidos-do-viradouro-rj/samba-enr edo-2020-viradouro-de-alma-lavada/< br />
Explique a importância do conhecimento dos aspectos étnicos-raciais e a cultura afro-brasileira na educação e no entendimento do mundo. Comente também a importância da mensagem presente no samba-enredo. Leitura Avançada
1 Resposta
Explicação:
Bom dia, tudo bem?
O exercício é interpretação de texto.
Samba enredo da Beija-Flor em 2018
Oh pátria amada, por onde andarás?
Seus filhos já não aguentam mais!
Você que não soube cuidar
Você que negou o amor
Vem aprender na beija-flor
Sou eu
Espelho da lendária criatura
Um monstro carente de amor e de ternura
O alvo na mira do desprezo e da segregação
Do pai que renegou a criação
Refém da intolerância dessa gente
Retalhos do meu próprio criador
Julgado pela força da ambição
Sigo carregando a minha cruz
A procura de uma luz, a salvação!
Estenda a mão meu senhor
Pois não entendo tua fé
Se ofereces com amor
Me alimento de axé
Me chamas tanto de irmão
E me abandonas ao léu
Troca um pedaço de pão
Por um pedaço de céu
Ganância veste terno e gravata
Onde a esperança sucumbiu
Vejo a liberdade aprisionada
Teu livro eu não sei ler, brasil!
Mas o samba faz essa dor dentro do peito ir embora
Feito um arrastão de alegria e emoção o pranto rola
Meu canto é resistência
No ecoar de um tambor
Vêm ver brilhar
Mais um menino que você abandonou
2) Em seguida, explicite o tema abordado no samba-enredo e depreenda do texto palavras-chave que contribuem para a identificação do tema. Antes,pesquise em dicionário ou na internet o vocabulário que você ainda não conhece. Registre essas palavras em seu caderno.
O tema abordado é a história de Frankstein com metáforas como o Brasil trata seu povo do mesmo modo que o criador de Frankstein tratava o mesmo.
"Um mostro carente de amor e de ternura
O alvo na mira do desprezo e da segregação
Do pai que renegou a criação
Refém da intolerância dessa gente
Retalhos do meu próprio criador
Julgado pela força da ambição
Sigo carregando a minha cruz
A procura de uma luz, a salvação!"
"Oh pátria amada, por onde andarás?
Seus filhos já não aguentam mais!
Você que não soube cuidar
Você que negou o amor
Vem aprender na beija-flor"
3) Descreva o sentido comum da palavra “monstro”.
Ser ameaçado e disforme, que ameaça todos os outros.
4) Agora, conheça parte do contexto de produção do samba-enredo:
5) Registre no seu caderno, após consulta ao livro didático e/ou internet, o
conceito de denotação e conotação.
Denotativo é o sentido literal da palavra;
Conotativo é o sentido figurativo da palavra;
6) Defina se o termo “monstro”, dentro do contexto do samba-enredo, está
empregado no sentido denotativo ou conotativo. Justifique sua resposta
trazendo o valor semântico do termo no discurso do eu lírico.
Dentro do contexto o monstro é um ser bom e desprezado e está empregado no sentido conotativo.
"Um mostro carente de amor e de ternura
7) Infira o efeito de sentido produzido no texto a partir da aproximação da
relação entre Dr. Viktor Frankestein e sua criatura com a relação entre o
Brasil e seu povo. Aproveite para explicitar a crítica implícita no discurso do
eu lírico.
A relação do Dr. Viktor Frankestein com seu monstro é de abandono, esta é a mesma relação do Brasil com seu povo.
A crítica está no fato do Brasil, do governo brasileiro, tratar o povo como tratou o Dr. Viktor a Frankestein.
interpretação do texto,acesse aqui:
Sucesso nos estudos!!!
Mais perguntas de Pedagogia
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.