Nosso léxico (vocabulário) é formado por aquilo que se pode ch...

Nosso léxico (vocabulário) é formado por aquilo que se pode chamar de significante (forma gráfica + som) e significado (o conceito). Acontece que essa relação não é motivada, isto é, não há uma razão que ligue um determinado significante a um determinado significado. Como pode ser chamada essa propriedade das línguas humanas e ela dá conta de quê?
a ) Versatilidade, afinal, as línguas podem denominar qualquer coisa. Tanto que, mesmo não havendo relação direta entre significante e significado, o ser humano ainda consegue se expressar e comunicar o que quiser.
b ) Produtividade, já que não há ligação necessária entre o significante e seu significado. Significantes ocorrem em maior número nas línguas do que significados
c ) Arbitrariedade, pois as palavras/significantes nascem de acordos feitos entre usuários de uma mesma língua. Acordos estes que se fundamentaram na noção de simbolismo, em que algo (significante) representa uma outra coisa (significado), mas não é a coisa em si.
d ) Criatividade, pois demonstra a capacidade de imaginação das pessoas ao cunharem novas palavras.

1 Resposta

Crislane

4)Observe a imagem abaixo:A imagem acima é a representação de um signo linguístico. Quanto a isso, analise as opções abaixo:I) O signo é composto pela associação entre SIGNIFICADO (conceito) e SIGNIFICANTE (imagem acústica);II) O significado é o conceito;III) O significante é como a imagem acústica ou manifestação fônica do signo linguístico;Assinale a alternativa que apresenta as opções corretas:Alternativas:a)I, II e III.b)II e III, apenas.c)I e II, apenas.d)III, apenas​

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.