“O engenheiro que faz projetos para a construção de uma estrada de ferro começa seu trabalho observando toda a região que se encontra entre os pontos extremos. Examina de maneira geral o aspecto da terra: colinas, montanhas, planícies, rios, vales, planaltos, estreitos, declives, cidades, regiões populosas e regiões vazias, e outras coisas deste estilo. Baseando-se nesta observação preliminar planeja a rota geral da linha. O primeiro passo é uma revisão de todos os fatores e um traçado preliminar geral da linha...
O primeiro passo do engenheiro da educação é observar amplamente o campo inteiro da vida do homem, de maneira que apareçam visíveis os fatores mais importantes em perspectiva e proporção. Baseando-se neste estudo preliminar, projetará a rota educativa geral que há de seguir. Esta deve ser fixada antes que o mestre esteja pronto para empreender o estudo preciso dos detalhes”.
(Bobbit)
Fonte: TURRA, Clódia M. G. et al. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2004, p. 27.
Pensando nessa situação e relacionando-a com a elaboração de um plano de ensino pelo professor, APRESENTE os seguintes elementos que contribuem para a aprendizagem:
1) O conhecimento da realidade dos alunos como um instrumento para a prática docente.
2) Levantamento / sondagem dos aspectos que permitem averiguar fatores importantes sobre o conhecimento prévio dos alunos.
3) Conclusão / diagnóstico sobre os dados coletados.
O primeiro passo do engenheiro da educação é observar amplamente o campo inteiro da vida do homem, de maneira que apareçam visíveis os fatores mais importantes em perspectiva e proporção. Baseando-se neste estudo preliminar, projetará a rota educativa geral que há de seguir. Esta deve ser fixada antes que o mestre esteja pronto para empreender o estudo preciso dos detalhes”.
(Bobbit)
Fonte: TURRA, Clódia M. G. et al. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2004, p. 27.
Pensando nessa situação e relacionando-a com a elaboração de um plano de ensino pelo professor, APRESENTE os seguintes elementos que contribuem para a aprendizagem:
1) O conhecimento da realidade dos alunos como um instrumento para a prática docente.
2) Levantamento / sondagem dos aspectos que permitem averiguar fatores importantes sobre o conhecimento prévio dos alunos.
3) Conclusão / diagnóstico sobre os dados coletados.
1 Resposta
O conhecimento da realidade do aluno é fundamental para o processo de aprendizado.
O professor precisa entender em que contexto aquele aluno vive, para assim ter um aprendizado eficaz. Isto é, não adianta passar uma redação sobre o modo de viver nas favelas, sendo que aquele aluno nunca frequentou uma.
Além disso, o professor precisa atuar como mediador do conhecimento, ou seja, não ser detentor do mesmo. Mas permitir e estimular o protagonismo dos alunos.
É possível conhecer o conhecimento dos alunos por meio de debates, provas, atividades do dia a dia na classe, etc.
Abraços
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