“o que estamos sugerindo é colocar as análises, tanto do fraca...

“o que estamos sugerindo é colocar as análises, tanto do fracasso quanto do sucesso escolar, para além dos tradicionais diagnósticos reducionistas que os identificam com supostas capacidades dos alunos e dos mestres ou com o grau de eficiência dos métodos, isolando a estrutura e o funcionamento do próprio sistema educacional. destacamos que estes não constituem apenas o palco onde acontecem os processos pedagógicos. sugerimos que as análises e as propostas sejam mais enfáticas com o peso que as próprias estruturas escolares têm no fracasso-sucesso escolar. referimo-nos à escola e ao sistema de ensino enquanto unidade organizada, burocratizada, segmentada, gradeada. enfim, a escola enquanto modelo social e cultural de funcionamento organizativo. esses aspectos são determinantes dos processos e dos produtos. eles são os produtores dos fracassos e dos sucessos.”
(arroyo, miguel g. fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. in: em aberto, brasília, ano 11, n.53, jan./mar. 1992).
no texto o autor sugere que há mais elementos envolvidos no sucesso-fracasso escolar do que os tradicionalmente apontados, reflita sobre a relação entre esses elementos e a cultura da escola, há interação entre a cultura da escola e a possibilidade de fracasso-sucesso escolar? como isso se daria?

1 Resposta

Tay

Conforme destacado no texto, observa-se que existe uma grande relação entre o sucesso-fracasso escolar e a cultura, visto que as escolas procuram refletir os valores culturais e morais em evidência em nossa sociedade.

Desta forma, cabe a cada profissional diagnosticar o contexto socio-espacial em que vivem, para que possa se promover a qualificação do processo eduacional, e consequentemente, o sucesso escolar.

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

'; var conteudo = document.getElementById("question").innerHTML; // Encontre o ponto de divisão no texto var pontoDivisao = conteudo.indexOf('\n'); if (pontoDivisao === -1) { pontoDivisao = conteudo.indexOf('
'); } if (pontoDivisao !== -1) { var conteudoAtualizado = conteudo.slice(0, pontoDivisao) + anuncio + conteudo.slice(pontoDivisao); document.getElementById("question").innerHTML = conteudoAtualizado; }