O senso comum contribui para que a ciência progrida a partir de dificuldades que emergem no dia-a-dia das pessoas. Poderíamos elencar várias situações problemas vividas em contextos sociais que exigem da comunidade científica a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções ou indicar caminhos para as dificuldades enfrentadas pela população. Muito antes de a farmacologia moderna desvendar cientificamente a ação da cafeína sobre o sistema nervoso central, especialmente seu efeito estimulante, as comunidades indígenas da Amazônia se beneficiavam das propriedades desta substância no alívio da fadiga, através do emprego do guaraná, sem necessariamente compreender sua composição química ou outras possibilidades terapêuticas. Contextos socioculturais diferentes permitem comunidades diversas experimentarem vivências únicas, formularem suas visões de mundo e, a partir destas, desenvolverem maneiras de viver.” Sobre as diferenças entre conhecimento de senso comum e conhecimento científico assinale a alternativa correta. A - O conhecimento de senso comum difere do conhecimento científico por sua forma de obtenção não sistematizada, mas com frequência pode confirmar observações assistemáticas feitas pelo senso comum. B - As observações feitas pelas comunidades indígenas acerca dos efeitos estimulantes do guaraná apontam para o fato de que o método científico é utilizado não só por pesquisadores em ciência. C - O conhecimento de senso comum existe em contraponto ao conhecimento científico, por isso estão divididos em dois tipos específicos de conhecimento. D - O conhecimento de senso comum é o precursor dos temas de pesquisa que o conhecimento científico busca investigar e formalizar dentro do método científico. E - O conhecimento de senso comum é independente do contexto sociocultural da comunidade que o construiu, enquanto o conhecimento científico é dependente desse mesmo contexto.
Mais perguntas de Pedagogia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.