O Transtorno da Leitura, alternativamente conhecido como disle...

O Transtorno da Leitura, alternativamente conhecido como dislexia, é um transtorno caracterizado por problemas no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, problemas de decodificação e dificuldade de ortografia. Disserte sobre as características desse transtorno e as ações que o professor pode realizar para minimizá-lo.

1 Resposta

Felipe

O transtorno específico das habilidades de leitura não está relacionado à idade mental, problemas de acuidade visual ou baixo nível de escolaridade. Como critérios diagnósticos para o Transtorno da Leitura, temos estes parâmetros:

Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço (por exemplo: lê palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta ou lenta e hesitante, frequentemente adivinha palavras, tem dificuldade de soletrá-las).

Dificuldade para compreender o sentido do que é lido (por exemplo: pode ler o texto com precisão, mas não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido).

Vale ressaltar a importância da observação do professor frente esta dificuldade: quanto antes for percebida, antes o tratamento pode ser iniciado, consequentemente, o problema minimizado.

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.