“Os educadores que ensinam consciência fonológica descobriram, que fazendo isso, aceleram o crescimento de toda a turma em termos de leitura e de escrita, ao mesmo tempo em que reduzem a incidência de crianças com atraso na leitura. Além disso, perceberam que, prestando atenção à consciência fonológicas das crianças, tiram a fônica do campo do treinamento puro, tornando-a mais fácil de ser aprendida e mais interessante para os alunos”.
JAGER ADAMS, M; FOORMAN, B. R; LUNDBERG, I; BEELER, T. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 17.
A Educação Infantil tem um papel muito importante no estímulo e progresso da consciência fonológica das crianças, a qual tem quatro níveis de desenvolvimento. Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os quatro níveis de desenvolvimento da consciência fonológica e associe-os com as suas respectivas características:
1) Sensibilidade à rima e à aliteração.
2) Conhecimento silábico.
3) Conhecimento intrassilábico.
4) Conhecimento segmental.
( ) Etapa em que a criança compreende que as palavras são compostas por um conjunto de fonemas.
( ) Etapa em que a criança descobre que algumas palavras têm o mesmo conjunto de sons que se repetem.
( ) Etapa em que a criança consegue dividir as palavras em seus constituintes.
( ) Etapa em que a criança percebe que as sílabas podem ser subdivididas em elementos menores do que elas, porém maiores do que o fonema.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 1:
a)
2, 4, 3, 1.
b)
2, 1, 4, 3.
c)
4, 1, 2, 3.
d)
3, 2, 1, 4.
e)
1, 3, 4, 2.
JAGER ADAMS, M; FOORMAN, B. R; LUNDBERG, I; BEELER, T. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 17.
A Educação Infantil tem um papel muito importante no estímulo e progresso da consciência fonológica das crianças, a qual tem quatro níveis de desenvolvimento. Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os quatro níveis de desenvolvimento da consciência fonológica e associe-os com as suas respectivas características:
1) Sensibilidade à rima e à aliteração.
2) Conhecimento silábico.
3) Conhecimento intrassilábico.
4) Conhecimento segmental.
( ) Etapa em que a criança compreende que as palavras são compostas por um conjunto de fonemas.
( ) Etapa em que a criança descobre que algumas palavras têm o mesmo conjunto de sons que se repetem.
( ) Etapa em que a criança consegue dividir as palavras em seus constituintes.
( ) Etapa em que a criança percebe que as sílabas podem ser subdivididas em elementos menores do que elas, porém maiores do que o fonema.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 1:
a)
2, 4, 3, 1.
b)
2, 1, 4, 3.
c)
4, 1, 2, 3.
d)
3, 2, 1, 4.
e)
1, 3, 4, 2.
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