Ouvir O Que É, o Que É? Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
E a vida
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Êh! Ôh!
E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor
Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
Composição: Gonzaguinha
Qual a mensagem dessa música?
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
E a vida
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Êh! Ôh!
E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor
Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
Composição: Gonzaguinha
Qual a mensagem dessa música?
1 Resposta
1) Você observou que a letra da canção trata- se de indagações feita pelo compositor sobre a
vida? Em qual das respostas ele prefere acreditar?
R: Sim, Ele prefere acreditar que a vida é boa, e que somos nós que fazemos a vida, como der, puder ou quiser.
2) O que é a vida para o compositor descrita na segunda parte da canção?
R: “(...) Ela é a batida de um coração; Ela é uma doce ilusão.”
3) No último verso da música: “É bonita, é bonita e é bonita”, o poeta reitera essa
caracterização porque:
R:
E) Tem certeza de que a vida é bem melhor.
4) Leia novamente a letra da música e retire dois pares de antônimos (palavras com sentido
contrário).
R: “Ele diz que a vida é *VIVER*; Ela diz que é melhor *MORRER*”
“Ela é *ALEGRIA*; Ou *LAMENTO*”
5) Indique a figura de linguagem no trecho: “É bonita, é bonita e é bonita!”
R: E) assonância.
6) Ainda retomando o conteúdo da apostila (pág. 6, 1º semana).
a) A charge é um gênero ou um estilo de ilustração humorística, com ou sem legenda ou balão
que se utiliza da imagem para se expressar, ou seja, apropria – se da linguagem verbal e não
verbal. Escreva em poucas palavras, qual é a diferença entre linguagem verbal e linguagem não
verbal.
R: Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
7) O texto usa uma figura de linguagem a ironia. O que é irônico no texto?
R: Ele diz que a vida deveria ser bem melhor, ele diz saber que a vida não é tão boa, porém ele continua dizendo que a somos nós que fazemos a nossa vida feliz, que a felicidade está na maneira que se vê a vida.
8) Volte à leitura da música de Gonzaguinha e retire do texto um verbo de cada conjugação.
1º Conjugação : CANTAR
2º Conjugação : VIVER
3º Conjugação : FELIZ
9) Na frase:” Eu só sei que confio na moça...”
a) Os verbos sei e confio, são transitivos ou intransitivos? Por quê?
R: Transitivos, pois necessitam de complementos verbais para ter algum sentido.
b) Retire do texto pelo menos mais dois verbos que você julga ser verbos transitivos.
R: Fazer (fazemos), querer (quiser).
10) Dê exemplos de verbos transitivos diretos e indiretos presentes no texto.
R: Verbos transitivos diretos : Viver, Feliz, Cantar;
Verbos transitivos indiretos : Fale (verbo Falar), Prazer, Morrer.
vida? Em qual das respostas ele prefere acreditar?
R: Sim, Ele prefere acreditar que a vida é boa, e que somos nós que fazemos a vida, como der, puder ou quiser.
2) O que é a vida para o compositor descrita na segunda parte da canção?
R: “(...) Ela é a batida de um coração; Ela é uma doce ilusão.”
3) No último verso da música: “É bonita, é bonita e é bonita”, o poeta reitera essa
caracterização porque:
R:
E) Tem certeza de que a vida é bem melhor.
4) Leia novamente a letra da música e retire dois pares de antônimos (palavras com sentido
contrário).
R: “Ele diz que a vida é *VIVER*; Ela diz que é melhor *MORRER*”
“Ela é *ALEGRIA*; Ou *LAMENTO*”
5) Indique a figura de linguagem no trecho: “É bonita, é bonita e é bonita!”
R: E) assonância.
6) Ainda retomando o conteúdo da apostila (pág. 6, 1º semana).
a) A charge é um gênero ou um estilo de ilustração humorística, com ou sem legenda ou balão
que se utiliza da imagem para se expressar, ou seja, apropria – se da linguagem verbal e não
verbal. Escreva em poucas palavras, qual é a diferença entre linguagem verbal e linguagem não
verbal.
R: Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
7) O texto usa uma figura de linguagem a ironia. O que é irônico no texto?
R: Ele diz que a vida deveria ser bem melhor, ele diz saber que a vida não é tão boa, porém ele continua dizendo que a somos nós que fazemos a nossa vida feliz, que a felicidade está na maneira que se vê a vida.
8) Volte à leitura da música de Gonzaguinha e retire do texto um verbo de cada conjugação.
1º Conjugação : CANTAR
2º Conjugação : VIVER
3º Conjugação : FELIZ
9) Na frase:” Eu só sei que confio na moça...”
a) Os verbos sei e confio, são transitivos ou intransitivos? Por quê?
R: Transitivos, pois necessitam de complementos verbais para ter algum sentido.
b) Retire do texto pelo menos mais dois verbos que você julga ser verbos transitivos.
R: Fazer (fazemos), querer (quiser).
10) Dê exemplos de verbos transitivos diretos e indiretos presentes no texto.
R: Verbos transitivos diretos : Viver, Feliz, Cantar;
Verbos transitivos indiretos : Fale (verbo Falar), Prazer, Morrer.
Mais perguntas de Pedagogia
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.