PERGUNTA 3 O papel do professor é fundamental para facilitar o processo de aprendizagem da criança. O uso de atividades psicomotoras, como uma espécie de “ferramenta”, permite ao professor ajudar o aluno no seu desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social, proporcionando subsídios para que o aluno passe pelo processo de alfabetização com sucesso. A lateralidade como uma das variáveis do desenvolvimento psicomotor é um dos aspectos relevantes para o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem.
ROSA NETO, Francisco et al. A lateralidade cruzada e o desempenho da leitura e escrita em escolares. CEFAC, v. 15, n. 4, p. 864-872, 2013. Disponível em:
http://www. scielo. br/pdf/rcefac/v15n4/14.pdf>. Acesso em: 12 abr 2019.
Sobre a lateralidade ou lateralidade cruzada na aprendizagem, considere os itens a seguir.
I. Desempenho inferior na leitura e na escrita em comparação com crianças com dominância lateral completa.
II. Dislexia.
III. Desempenho inferior em matemática em comparação com crianças com dominância lateral completa.
IV. Piora da capacidade do indivíduo de situar-se em função da ocorrência e sucessão dos acontecimentos e da duração dos intervalos do cotidiano.
São distúrbios e/ou desempenhos acadêmicos associados ao mal desenvolvimento da lateralidade, ou lateralidade cruzada, os fenômenos apresentados apenas em:
a.
II e IV.
b.
I, III e IV.
c.
I, II e III.
d.
I e III.
e.
III e IV.
ROSA NETO, Francisco et al. A lateralidade cruzada e o desempenho da leitura e escrita em escolares. CEFAC, v. 15, n. 4, p. 864-872, 2013. Disponível em:
http://www. scielo. br/pdf/rcefac/v15n4/14.pdf>. Acesso em: 12 abr 2019.
Sobre a lateralidade ou lateralidade cruzada na aprendizagem, considere os itens a seguir.
I. Desempenho inferior na leitura e na escrita em comparação com crianças com dominância lateral completa.
II. Dislexia.
III. Desempenho inferior em matemática em comparação com crianças com dominância lateral completa.
IV. Piora da capacidade do indivíduo de situar-se em função da ocorrência e sucessão dos acontecimentos e da duração dos intervalos do cotidiano.
São distúrbios e/ou desempenhos acadêmicos associados ao mal desenvolvimento da lateralidade, ou lateralidade cruzada, os fenômenos apresentados apenas em:
a.
II e IV.
b.
I, III e IV.
c.
I, II e III.
d.
I e III.
e.
III e IV.
Mais perguntas de Pedagogia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.