Leia atentamente os enunciados abaixo e assinale VERDADEIRO (V) ou FALSO (F), considerando o texto A Educação Não Formal e a Divulgação Científica, contribuições valiosas da pesquisadora Maria da Glória Gohn. Lembre-se de que essa estudiosa é um dos grandes nomes do campo de estudos da Educação Não Formal. Observe, também, que, no texto A Educação Não Formal e a Divulgação Científica, os pesquisadores realizam uma revisão da literatura, trazendo discussões e debates promovidos por diferentes estudiosos.
A pesquisadora Gohn indica que essa modalidade de educação, a educação não formal, trata de um processo com várias dimensões, relativas à: aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio de aprendizagem de habilidades; aprendizagem e exercício de práticas que habilitam os indivíduos a se organizarem com objetivos voltados para a solução de problemas coletivos; aprendizagem dos conteúdos da escolarização formal, em formas e espaços diferenciados; e a educação desenvolvida na e pela mídia, em especial a eletrônica (...)
A autora, Gohn, destaca os vários espaços onde se desenvolvem as atividades de educação não formal, como as associações de bairro, os sindicatos, as organizações não governamentais, os espaços culturais e as próprias escolas, ou seja, nos espaços interativos dessas com a comunidade educativa (...)
Estudos realizados por Martha Marandino e colaboradores da FEUSP assinalam que também na literatura nacional fica patente a falta de consenso entre as definições de formal, não formal e informal, sendo difícil traçar limites claros entre as práticas. O caso brasileiro, inserido num movimento mais amplo de toda América Latina, deu contornos bastante determinantes a educação não formal, associando-a diretamente às experiências de educação popular, com ênfase na formação para a cidadania por meio de práticas sociais (...)
A educação em ciências é uma prática social, que vem sendo ampliada e desenvolvida nos chamados espaços não formais de educação e nas diferentes mídias. Existe um consenso com relação à importância e necessidade de se elaborar políticas e estratégias pedagógicas que efetivamente auxiliem na compreensão do conhecimento científico, por meio de experiências fora da escola (...)
1 Resposta
De acordo com Gohn (2008) a educação não formal é divida em quatro campos ou dimensões:
1. Aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos;
2.Capacitação dos indivíduos para o trabalho;
3. Capacidade dos indivíduos se organizarem com objetivos comunitários;
4. Aprendizagem dos conteúdos da escolarização formal.
Para Gohn a primeira dimensão está atrelada a como o indivíduo se conscientiza dos seus interesses, ao seu meio social, dentre outros.
A segunda envolve a capacitação do indivíduo para realizar as atividades do seu trabalho.
A terceira dimensão de Gohn envolve a capacidade do indivíduo se organizar para objetivos comunitários, que seja capaz de ajudar em problemas de caráter grupal.
Bons estudos!
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