1 Resposta
Padrão de resposta esperado
A condição de deficiência intelectual não pode nunca predeterminar qual será o limite de desenvolvimento do indivíduo. A educação na área da deficiência intelectual deve atender às suas especificidades sem se desviar dos princípios básicos da educação proposta às demais pessoas, considerando o princípio de uma educação para todos.
As práticas escolares convencionais, em especial as de Matemática, não dão conta de atender à deficiência intelectual, em todas as suas manifestações, assim como, também, não são adequadas às diferentes maneiras dos alunos com qualquer deficiência. O ensino de Matemática que deve priorizar a compreensão e o conteúdo, ainda prioriza regras e procedimentos. Essas práticas precisam ser urgentemente revistas, porque, no geral, são excludentes e inviáveis para os alunos que temos hoje nas escolas, em todos os seus níveis.
Para tornar-se inclusiva e atender às diferenças de seus alunos, a escola há de pensar num novo projeto pedagógico: flexível, aberto e dinâmico. A matemática ensinada para ao aluno deficiente intelectual precisa ser a mesma ensinada para qualquer aluno, o que difere são os recursos de acessibilidade que esta clientela necessitará para ter acesso a esta área do conhecimento, haja vista sua limitação cognitiva. Assim, na tentativa de tirar o aluno com deficiência intelectual de uma condição passiva diante do conhecimento, precisamos introduzir alguns instrumentos como recursos facilitadores da aprendizagem.
A calculadora configura-se como um recurso que possibilita o acesso do aluno com deficiência intelectual à aprendizagem básica de alguns conceitos importantes para o dia a dia, por exemplo, sistema monetário, operações fundamentais etc. O objetivo é propiciar à criança o conhecimento da matemática prática, útil à sua vida diária, ao seu trabalho e viver com autonomia plena.
Outro aspecto importante, do qual não podemos nos esquecer, é a importância do lúdico no ensino da matemática. Este deve ser valorizado, pois o aluno ao jogar depara-se com uma situação-problema gerada pelo jogo e tenta resolvê-la, a fim de alcançar o seu objetivo. Para tanto, cria procedimentos, organiza-se em formas de estratégias e avalia-os em função dos resultados obtidos que podem ser bons e maus. As regras presentes nos jogos matemáticos possibilitam desencadear os mecanismos de equilíbrio cognitivos, logo, constitui um poderoso meio para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual; essas regras supõem organização e coordenação que inserem dentro do quadro de natureza lógica.
Explicação:
Mais perguntas de Pedagogia
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.