Texto para leitura e análise.
também emerge dos depoimentos dos educadores, uma perspectiva em que as diferenças estão relacionadas às identidades culturais e concebidas como construções sociais, dinâmicas e históricas. a escola tem um papel importante na perspectiva de reconhecer, valorizar e empoderar sujeitos socioculturais subalternizados e negados. e esta tarefa passa por processos de diálogo entre diferentes conhecimentos e saberes, a utilização de pluralidade de linguagens, estratégias pedagógicas e recursos didáticos, a promoção de dispositivos de diferenciação pedagógica e o combate a toda forma de preconceito e discriminação no contexto escolar.
referência: candau, v. m. currículo sem fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, jul/dez 2011.
após a leitura do texto, reflita e disserte sobre os implicativos relacionados às questões da escola em apresentar-se como um ambiente multicultural e o que essa problemática pode refletir diretamente na elaboração dos currículos escolares e nas práxis educacionais do professorado.
elabore um paralelo entre o texto, currículo escolar e o papel do professor diante desse panorama escolar.
também emerge dos depoimentos dos educadores, uma perspectiva em que as diferenças estão relacionadas às identidades culturais e concebidas como construções sociais, dinâmicas e históricas. a escola tem um papel importante na perspectiva de reconhecer, valorizar e empoderar sujeitos socioculturais subalternizados e negados. e esta tarefa passa por processos de diálogo entre diferentes conhecimentos e saberes, a utilização de pluralidade de linguagens, estratégias pedagógicas e recursos didáticos, a promoção de dispositivos de diferenciação pedagógica e o combate a toda forma de preconceito e discriminação no contexto escolar.
referência: candau, v. m. currículo sem fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, jul/dez 2011.
após a leitura do texto, reflita e disserte sobre os implicativos relacionados às questões da escola em apresentar-se como um ambiente multicultural e o que essa problemática pode refletir diretamente na elaboração dos currículos escolares e nas práxis educacionais do professorado.
elabore um paralelo entre o texto, currículo escolar e o papel do professor diante desse panorama escolar.
1 Resposta
Bom dia!
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
O espaço disciplinar está diretamente ligada a formação de um currículo base, e, dentro dele, o estabelecimento de uma boa introdução educacional fornecida por esse professor para os alunos.
Por isso, dialogar sobre o currículo, é buscar evidenciar e estimular as potencialidades dos alunos em sala de aula a fim de obtermos melhores resultados.
Por fim, a inclusão em sala de aula, o respeito pelas diferenças e a união de valores multiculturais são de ótima projeção para questões comuns no dia a dia.
Espero ter ajudado;
Um abraço.
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
O espaço disciplinar está diretamente ligada a formação de um currículo base, e, dentro dele, o estabelecimento de uma boa introdução educacional fornecida por esse professor para os alunos.
Por isso, dialogar sobre o currículo, é buscar evidenciar e estimular as potencialidades dos alunos em sala de aula a fim de obtermos melhores resultados.
Por fim, a inclusão em sala de aula, o respeito pelas diferenças e a união de valores multiculturais são de ótima projeção para questões comuns no dia a dia.
Espero ter ajudado;
Um abraço.
Mais perguntas de Pedagogia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.