02 - Leia a anedota a seguir e responda às questões. (0,5 = 0,17) Novo escritório
Um jovem advogado, recém-formado, montou um luxuoso escritório num prédio de alto padrão e colocou, na porta, uma placa: Dr. Antônio Soares – Especialista em Direito Tributário.
No primeiro dia de trabalho, estava muito animado e chegou bem cedo, vestindo o seu melhor terno. Sentou-se atrás de sua escrivaninha, aguardando o primeiro cliente. Meia hora depois, batem à porta. Rapidamente, ele pega o telefone do gancho e começa a simular uma conversa:
– Mas é claro, Sr. Mendonça, pode ficar tranquilo! Nós vamos ganhar esse caso! Sei… sei… Como? Meus honorários? Não se preocupe, o senhor pode pagar os outros 50 mil na semana que vem!… é claro!… Sem problemas! Agora o senhor me dá licença que eu tenho outro cliente aguardando… obrigado… um abraço!
Colocou o telefone no gancho e foi abrir a porta:
– Pois não, o que o senhor deseja?
– Oi, moço, eu vim instalar o telefone.
A) Qual foi a intenção do advogado ao simular uma conversa ao telefone? *
B) Essa estratégia funcionou? Por quê? *
C) Identifique as formas nominais presentes na anedota. *
03 - Escreva as locuções indicando os verbos auxiliares e os principais, e reescreva as frases reduzindo as locuções a um único verbo. (0,5 = 0,12) A) Eu estava trabalhando quando meu chefe chegou *
B) Os alunos irão viajar amanhã. *
C) Todos terão terminado o projeto ao fim da tarde. *
D) Meu pai tinha me ensinado a andar de bicicleta. *
04 - Leia o poema e responda. (0,5 = 0,17)
A) Identifique um verbo conjugado no modo subjuntivo. *
b) Em que tempo esse verbo foi conjugado? *
c) No contexto da música, o que essa forma verbal indica? *
05 - As formas nominais dos verbos são aquelas que também podem desempenhar a função de nome . Elas não carregam marcação de tempo ou modo. São elas: (0,5) *
A) infinito, particípio, gerúndio.
B) infinitivo, particípio, gerúndio.
C) presente, particípio, gerúndio.
D) presente, pretérito, futuro.
06 - O modo subjuntivo indica fatos possíveis, porém hipotéticos e apresenta os seguintes tempos: (0,5) *
possível no futuro incerto, duvidoso ou um desejo condição ou um fato hipotético no passado que não foi realizado
Presente: indica um fato
Pretérito imperfeito: indica uma
Futuro: indica um acontecimento
Presente: indica um fato
Pretérito imperfeito: indica uma
Futuro: indica um acontecimento
07 - Leia o texto a seguir e responda às questões. (0,5 = 0,12)
a) O que o personagem Buga decide fazer em troca do amor e carinho que sua mãe e seu avô lhe concederam? *
b) Por que Buga decidiu deixar uma carta ao avô e à mãe dele em vez de conversar com eles? *
c) Retire do texto uma locução verbal e reduza-a à sua forma verbal simples (apenas um verbo). *
d) Copie as formas nominais que aparecem no texto e classifique-as *
8 - Nas frases a seguir, identifique o tempo em que os verbos no subjuntivo foram conjugados e, a partir dos códigos abaixo, (0,5) *
fato incerto condição desejo
Talvez minha avó esteja em casa.
Se eu recebesse o prêmio, compraria uma casa
Duvido que você perca a corrida.
Tomara que todos compareçam à festa.
Vou ao clube, se fizer sol.
Talvez minha avó esteja em casa.
Se eu recebesse o prêmio, compraria uma casa
Duvido que você perca a corrida.
Tomara que todos compareçam à festa.
Vou ao clube, se fizer sol.
09 - Assinale a alternativa em que o hífen, conforme o novo acordo, está sendo usado corretamente: (0,5) *
A) Ele fez sua auto-crítica ontem.
B). Ele é muito mal-educado.
C). Ele tomou um belo ponta-pé.
D). Fui ao super-mercado, mas não entrei.
E). Os raios infra-vermelhos ajudam em lesões.
10 - Faça a correspondência da regra com o vocábulo. (0,5) *
anti-ibérico pan-helenismo além-mar bem-amado pré-escolar pimenta-do-reino cor-de-rosa
Emprega-se o hífen nas palavras derivadas que possuem esse prefixo.
Emprega-se o hífen quando o prefixo terminar com a vogal com que começa o segundo elemento.
Emprega-se o hífen nos compostos com esses advérbios
Emprega-se o hífen nos compostos com os elementos Além, aquém, recém e sem.
Os prefixos tônicos acentuados graficamente separam-se por hífen.
Emprega-se o hífen nas palavras de espécies botânicas e zoológicas.
Emprega-se o hífen em algumas locuções cuja grafia está consagrada pelo uso.
Emprega-se o hífen nas palavras derivadas que possuem esse prefixo.
Emprega-se o hífen quando o prefixo terminar com a vogal com que começa o segundo elemento.
Emprega-se o hífen nos compostos com esses advérbios
Emprega-se o hífen nos compostos com os elementos Além, aquém, recém e sem.
Os prefixos tônicos acentuados graficamente separam-se por hífen.
Emprega-se o hífen nas palavras de espécies botânicas e zoológicas.
Emprega-se o hífen em algumas locuções cuja grafia está consagrada pelo uso.
anti-ibérico pan-helenismo além-mar bem-amado pré-escolar pimenta-do-reino cor-de-rosa
Um jovem advogado, recém-formado, montou um luxuoso escritório num prédio de alto padrão e colocou, na porta, uma placa: Dr. Antônio Soares – Especialista em Direito Tributário.
No primeiro dia de trabalho, estava muito animado e chegou bem cedo, vestindo o seu melhor terno. Sentou-se atrás de sua escrivaninha, aguardando o primeiro cliente. Meia hora depois, batem à porta. Rapidamente, ele pega o telefone do gancho e começa a simular uma conversa:
– Mas é claro, Sr. Mendonça, pode ficar tranquilo! Nós vamos ganhar esse caso! Sei… sei… Como? Meus honorários? Não se preocupe, o senhor pode pagar os outros 50 mil na semana que vem!… é claro!… Sem problemas! Agora o senhor me dá licença que eu tenho outro cliente aguardando… obrigado… um abraço!
Colocou o telefone no gancho e foi abrir a porta:
– Pois não, o que o senhor deseja?
– Oi, moço, eu vim instalar o telefone.
A) Qual foi a intenção do advogado ao simular uma conversa ao telefone? *
B) Essa estratégia funcionou? Por quê? *
C) Identifique as formas nominais presentes na anedota. *
03 - Escreva as locuções indicando os verbos auxiliares e os principais, e reescreva as frases reduzindo as locuções a um único verbo. (0,5 = 0,12) A) Eu estava trabalhando quando meu chefe chegou *
B) Os alunos irão viajar amanhã. *
C) Todos terão terminado o projeto ao fim da tarde. *
D) Meu pai tinha me ensinado a andar de bicicleta. *
04 - Leia o poema e responda. (0,5 = 0,17)
A) Identifique um verbo conjugado no modo subjuntivo. *
b) Em que tempo esse verbo foi conjugado? *
c) No contexto da música, o que essa forma verbal indica? *
05 - As formas nominais dos verbos são aquelas que também podem desempenhar a função de nome . Elas não carregam marcação de tempo ou modo. São elas: (0,5) *
A) infinito, particípio, gerúndio.
B) infinitivo, particípio, gerúndio.
C) presente, particípio, gerúndio.
D) presente, pretérito, futuro.
06 - O modo subjuntivo indica fatos possíveis, porém hipotéticos e apresenta os seguintes tempos: (0,5) *
possível no futuro incerto, duvidoso ou um desejo condição ou um fato hipotético no passado que não foi realizado
Presente: indica um fato
Pretérito imperfeito: indica uma
Futuro: indica um acontecimento
Presente: indica um fato
Pretérito imperfeito: indica uma
Futuro: indica um acontecimento
07 - Leia o texto a seguir e responda às questões. (0,5 = 0,12)
a) O que o personagem Buga decide fazer em troca do amor e carinho que sua mãe e seu avô lhe concederam? *
b) Por que Buga decidiu deixar uma carta ao avô e à mãe dele em vez de conversar com eles? *
c) Retire do texto uma locução verbal e reduza-a à sua forma verbal simples (apenas um verbo). *
d) Copie as formas nominais que aparecem no texto e classifique-as *
8 - Nas frases a seguir, identifique o tempo em que os verbos no subjuntivo foram conjugados e, a partir dos códigos abaixo, (0,5) *
fato incerto condição desejo
Talvez minha avó esteja em casa.
Se eu recebesse o prêmio, compraria uma casa
Duvido que você perca a corrida.
Tomara que todos compareçam à festa.
Vou ao clube, se fizer sol.
Talvez minha avó esteja em casa.
Se eu recebesse o prêmio, compraria uma casa
Duvido que você perca a corrida.
Tomara que todos compareçam à festa.
Vou ao clube, se fizer sol.
09 - Assinale a alternativa em que o hífen, conforme o novo acordo, está sendo usado corretamente: (0,5) *
A) Ele fez sua auto-crítica ontem.
B). Ele é muito mal-educado.
C). Ele tomou um belo ponta-pé.
D). Fui ao super-mercado, mas não entrei.
E). Os raios infra-vermelhos ajudam em lesões.
10 - Faça a correspondência da regra com o vocábulo. (0,5) *
anti-ibérico pan-helenismo além-mar bem-amado pré-escolar pimenta-do-reino cor-de-rosa
Emprega-se o hífen nas palavras derivadas que possuem esse prefixo.
Emprega-se o hífen quando o prefixo terminar com a vogal com que começa o segundo elemento.
Emprega-se o hífen nos compostos com esses advérbios
Emprega-se o hífen nos compostos com os elementos Além, aquém, recém e sem.
Os prefixos tônicos acentuados graficamente separam-se por hífen.
Emprega-se o hífen nas palavras de espécies botânicas e zoológicas.
Emprega-se o hífen em algumas locuções cuja grafia está consagrada pelo uso.
Emprega-se o hífen nas palavras derivadas que possuem esse prefixo.
Emprega-se o hífen quando o prefixo terminar com a vogal com que começa o segundo elemento.
Emprega-se o hífen nos compostos com esses advérbios
Emprega-se o hífen nos compostos com os elementos Além, aquém, recém e sem.
Os prefixos tônicos acentuados graficamente separam-se por hífen.
Emprega-se o hífen nas palavras de espécies botânicas e zoológicas.
Emprega-se o hífen em algumas locuções cuja grafia está consagrada pelo uso.
anti-ibérico pan-helenismo além-mar bem-amado pré-escolar pimenta-do-reino cor-de-rosa
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