1. A comunidade não tem o pleno entendimento de como um vírus pode agir no corpo. Por isso, a Prefeitura da cidade pediu ajuda aos professores de Biologia e estudantes. Entusiasmados, eles aceitaram prontamente. 2. O prefeito da cidade está muito preocupado com informações falsas (fake news) que circulam nas redes sociais e lembrou do jornal virtual produzido pela escola. Os estudantes do Clube do Jornal se ofereceram para apoiar com a ajuda dos professores de Língua Portuguesa.
3. São poucos os profissionais da Secretaria de Saúde que sabem calcular e interpretar a curva de crescimento da Covid-19 dos outros países. A Secretaria precisa que um número maior de pessoas que saibam interpretar os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). O professor de Matemática e um grupo de estudantes disseram ao prefeito que esse assunto interessa muito e que podem liderar essa ação.
4. A Prefeitura não dispõe de número suficiente de pessoas para realizar pesquisas sobre as condições sociais das localidades de maior vulnerabilidade, bem como de pessoas que possam realizar estudos sobre a ética nas profissões diante da pandemia. Assim, solicitou o apoio dos professores de Sociologia e Filosofia, bem como dos estudantes, que logo se propuseram a pesquisar.
5. A Secretaria de Saúde não tem ampla divulgação de conteúdo sobre a importância da imunidade na vida humana e dos exercícios físicos. Ao apresentar esta situação, parte dos estudantes presentes na videoconferência, bem como o professor de Educação Física, disseram que já desenvolveram um estudo sobre o tema e se colocaram à disposição para aperfeiçoar o estudo e apoiar a ação.
6. A Prefeitura também está preocupada com o bem estar das pessoas e em oferecer condições para que elas sintam-se melhor durante o confinamento social por meio da arte. Prontamente, um grupo de estudantes comunicou que eles desenvolveram um estudo recente sobre os artistas plásticos e músicos da cidade e que seria bem interessante se envolverem com essa ação. O professor de Artes lembrou da experiência escolar com visitas virtuais a museus famosos e o Prefeito ficou bastante entusiasmado, comunicando que na sede da Prefeitura há instrumentos musicais que ainda não foram entregues e uma grande quantidade de papéis, tintas, pincéis e lápis. Nesse momento, os estudantes falaram que é uma excelente notícia e se propuseram ajudar as pessoas a se conectarem com as diferentes formas de arte.
7. O Secretário de Saúde disse que gostaria de ideias de como poderia solucionar a problemática da alta ocupação nos hospitais e a falta de materiais de proteção para os médicos. Nesse momento, os estudantes associados a dois Clubes de Protagonismo se ofereceram para pensar em soluções e formas de mobilizar mais pessoas a serviço do bem coletivo.
Ao final da reunião virtual, estudantes e educadores se comprometeram a fazer parte da solução do problema da pandemia de sua cidade. O Presidente do Clube de Xadrez falou em nome de todos os estudantes que estão felizes pela oportunidade de a escola fazer de uma ação cooperativa que vai gerar um resultado comum para a cidade Sol & Lua.
Após a saída da equipe da Prefeitura, os professores, equipe gestora e estudantes conversaram sobre um assunto que é bastante discutido na escola. Eles compreendem que o conhecimento acadêmico não basta para tornar os jovens capazes de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Por isso, o gestor escolar ressaltou que é preciso aprender o que fazer com o conhecimento e com as informações adquiridas, bem como a aplicar o que se aprende em situações novas. E todos concordaram que a pandemia era uma situação bastante nova, desafiadora e, portanto, uma grande oportunidade para atuarem como protagonistas autênticos.
Ao final do encontro virtual, estudantes e professores fizeram grupos de trabalho e discutiram todas as etapas das ações a serem realizadas. E assim, mais uma vez, os jovens da escola se reconheceram como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso
2-Agora é a sua vez!
Com base no caso acima, pense em qual seria sua participação autêntica nessa história?!
Lembrando que a participação autêntica é quando ao agir, o jovem pode influenciar, por meio de palavras e atos, nos acontecimentos que afetam a sua vida e a vida de todos aqueles em relação aos quais ele demonstra que se importa porque todos têm valor em sua vida.
Se coloque no lugar de pelo menos três personagens do caso “O dia em que a Terra parou” e descreva como você poderia contribuir para solucionar os problemas simulados
3. São poucos os profissionais da Secretaria de Saúde que sabem calcular e interpretar a curva de crescimento da Covid-19 dos outros países. A Secretaria precisa que um número maior de pessoas que saibam interpretar os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). O professor de Matemática e um grupo de estudantes disseram ao prefeito que esse assunto interessa muito e que podem liderar essa ação.
4. A Prefeitura não dispõe de número suficiente de pessoas para realizar pesquisas sobre as condições sociais das localidades de maior vulnerabilidade, bem como de pessoas que possam realizar estudos sobre a ética nas profissões diante da pandemia. Assim, solicitou o apoio dos professores de Sociologia e Filosofia, bem como dos estudantes, que logo se propuseram a pesquisar.
5. A Secretaria de Saúde não tem ampla divulgação de conteúdo sobre a importância da imunidade na vida humana e dos exercícios físicos. Ao apresentar esta situação, parte dos estudantes presentes na videoconferência, bem como o professor de Educação Física, disseram que já desenvolveram um estudo sobre o tema e se colocaram à disposição para aperfeiçoar o estudo e apoiar a ação.
6. A Prefeitura também está preocupada com o bem estar das pessoas e em oferecer condições para que elas sintam-se melhor durante o confinamento social por meio da arte. Prontamente, um grupo de estudantes comunicou que eles desenvolveram um estudo recente sobre os artistas plásticos e músicos da cidade e que seria bem interessante se envolverem com essa ação. O professor de Artes lembrou da experiência escolar com visitas virtuais a museus famosos e o Prefeito ficou bastante entusiasmado, comunicando que na sede da Prefeitura há instrumentos musicais que ainda não foram entregues e uma grande quantidade de papéis, tintas, pincéis e lápis. Nesse momento, os estudantes falaram que é uma excelente notícia e se propuseram ajudar as pessoas a se conectarem com as diferentes formas de arte.
7. O Secretário de Saúde disse que gostaria de ideias de como poderia solucionar a problemática da alta ocupação nos hospitais e a falta de materiais de proteção para os médicos. Nesse momento, os estudantes associados a dois Clubes de Protagonismo se ofereceram para pensar em soluções e formas de mobilizar mais pessoas a serviço do bem coletivo.
Ao final da reunião virtual, estudantes e educadores se comprometeram a fazer parte da solução do problema da pandemia de sua cidade. O Presidente do Clube de Xadrez falou em nome de todos os estudantes que estão felizes pela oportunidade de a escola fazer de uma ação cooperativa que vai gerar um resultado comum para a cidade Sol & Lua.
Após a saída da equipe da Prefeitura, os professores, equipe gestora e estudantes conversaram sobre um assunto que é bastante discutido na escola. Eles compreendem que o conhecimento acadêmico não basta para tornar os jovens capazes de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Por isso, o gestor escolar ressaltou que é preciso aprender o que fazer com o conhecimento e com as informações adquiridas, bem como a aplicar o que se aprende em situações novas. E todos concordaram que a pandemia era uma situação bastante nova, desafiadora e, portanto, uma grande oportunidade para atuarem como protagonistas autênticos.
Ao final do encontro virtual, estudantes e professores fizeram grupos de trabalho e discutiram todas as etapas das ações a serem realizadas. E assim, mais uma vez, os jovens da escola se reconheceram como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso
2-Agora é a sua vez!
Com base no caso acima, pense em qual seria sua participação autêntica nessa história?!
Lembrando que a participação autêntica é quando ao agir, o jovem pode influenciar, por meio de palavras e atos, nos acontecimentos que afetam a sua vida e a vida de todos aqueles em relação aos quais ele demonstra que se importa porque todos têm valor em sua vida.
Se coloque no lugar de pelo menos três personagens do caso “O dia em que a Terra parou” e descreva como você poderia contribuir para solucionar os problemas simulados
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.