Em relação à matéria publicada no caderno Mercado em 18.05, em que o Sr. informa sobre
a proibição do uso de sacolas plásticas como embalagem a partir de 1º de janeiro próximo,
penso que São Paulo demorou muito a tomar a decisão de transformar em lei a proibição.
Todas as vezes que vou ao supermercado fico indignada com a quantidade de sacolas que
são utilizadas pelos consumidores que não parecem preocupados com as consequências que
o uso destas embalagens causa ao meio ambiente.
Só quero lembrar às autoridades que não basta sancionar a lei. É preciso ter uma fiscaliza-
ção rigorosa e que as multas previstas sejam realmente aplicadas para aqueles que a desres-
peitarem. Espero que não se torne mais uma estratégia de marketing pré-eleitoreira, como
foi com a lei que proíbe os cidadãos dirigirem alcoolizados.
No começo fazem blitz, causam um barulho, mas depois de algum tempo tudo volta ao que
era antes: não há fiscalização para coibir as infrações.
Atenciosamente,
Josilda Cardoso — professora de ensino fundamental — São Paulo
Disponível em: https://cutt. ly/PiFFk1I. Acesso em: 28/06/2020.
a) Qual é o gênero desse texto? E qual é a sua finalidade?
b) Qual é o teor da reclamação da professora?c) O que motivou a escrita dessa carta?
d) Transcreva uma opinião da autora quanto ao uso de sacolas plásticas.
e) Qual a solução apontada pela professora Josilda em relação à problemática?
1 Resposta
A) Notícia, informar
B) Pessoas que não respeitam as regras, e pessoas que são responsáveis pela lei não aplicarem consequências
C) a falta de respeito a lei e a falta de consequências as pessoas que não respeitam a essas regras
D Em relação à matéria publicada no caderno Mercado em 18.05, em que o Sr. informa sobre a proibição do uso de sacolas plásticas como embalagem a partir de 1o de janeiro próximo, penso que São Paulo demorou muito a tomar a decisão de transformar em lei a proibição.
E) É preciso ter uma fiscalização rigorosa e que as multas previstas sejam realmente aplicadas para aqueles que a desrespeitarem. Espero que não se torne mais uma estratégia de marketing pré-eleitoreira, como foi com a lei que proíbe os cidadãos dirigirem alcoolizados.
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