1) Reparem que há, na charge acima, um erro clássico de regência incluindo o verbo “chegar”. Qual é esse erro? *
Preencha as lacunas das frases a seguir: a) .Científico-de que a posse foi adiada. / b) Poucosentendem. / c) Meus irmãosobedecerão
2) assinale a alternativa correta que melhor preenche as lacunas das frases acima: *
o - o - lhe
lhe - lhe - lhe
o - o - o
o - lhe – lhe
o - lhe - o
3) Está correta a regência da frase: *
O filme que assistimos é excelente.
O emprego que aspirávamos era apenas um sonho.
O documento que visei era falso.
Simpatizei-me de ti.
Assisti o jogo ontem à noite.
4) Assinale a alternativa em que haja erro de regência verbal: *
Deu-lhe um belo presente de aniversário.
Levei-o para o médico esta manhã.
Gostamos deste novo filme.
Fui no cinema ontem.
O lenço caiu no chão.
5) De acordo com a explicação do Aula Paraná, assinale a alternativa que apresenta corretamente a características referente ao gênero textual artigo de opinião: *
Argumentação; desenvolvimento; ancoragem e conclusão.
Ancoragem; desenvolvimento (opinião e argumentos), conclusão e críticas.
Ancoragem; desenvolvimento (opinião e argumentos) e conclusão.
Argumentação; críticas; desenvolvimento (opinião e argumentos) fatos e conclusão.
Ancoragem; tese; desenvolvimento; crítica, argumentos, opinião; convencimento ao leitor e conclusão.
Leia o texto para responder as perguntas 6,7 e 8.

6) Faz parte dos argumentos do autor: I. A corrupção não é um problema apenas do Brasil. / II. O cidadão que paga os seus impostos é ultrajado pelos inescrupulosos. / III. A corrupção ocorre somente no meio político. / IV. O Ministério Público e o Judiciário são implacáveis com os corruptos. *
a) Estão corretos os itens I e VI.
b) Estão corretos os itens I e III.
c) Estão corretos os itens II e III.
d) Estão corretos os itens III e IV.
e) Estão corretos os itens I e II.
7) O texto pode ser classificado como artigo de opinião porque *
Narra histórias de corrupção quem envolvem tanto o meio político quanto o cidadão comum.
Emite opinião sobre a cidadania e a corrupção, mas não deixa claro o ponto de vista
Informa o cidadão sobre casos de corrupção que assolam o nosso país.
A opinião defendida no texto tem relação com os interesses políticos do autor.
Comenta criticamente um tema, defendendo um ponto de vista a partir de argumentos.
8) A tese defendida pelo autor pode ser encontrada no seguinte trecho: *
“Tem-se notícia, só para ficar entres os Brics, que em países como a China, de crescimento de vanguarda, os níveis de corrupção são imensos”.
“Exercer cidadania, que só encontra cenário propício em sistema democrático, implica a noção mínima dos direitos de cidadão e a capacidade de reivindicá-los dos poderes constituídos”.
“Daí causar indignação o fato de se saber que com a presença da corrupção quantidades incalculáveis de dinheiro deixam de chegar ao cidadão em formas de bens e serviços de obrigação do Estado...”
“Penso que a educação para a não corrupção deve começar dentro de casa, na família, nos mais singelos gestos, passar de forma efetiva e vigorosa pela escola, no nível mais elementar até os superiores, e por campanhas constantes dos meios de comunicação...”
“O cidadão que paga seus impostos e que vive do seu trabalho não merece ser vilipendiado por inescrupulosos da lei do vale tudo”.
Preencha as lacunas das frases a seguir: a) .Científico-de que a posse foi adiada. / b) Poucosentendem. / c) Meus irmãosobedecerão
2) assinale a alternativa correta que melhor preenche as lacunas das frases acima: *
o - o - lhe
lhe - lhe - lhe
o - o - o
o - lhe – lhe
o - lhe - o
3) Está correta a regência da frase: *
O filme que assistimos é excelente.
O emprego que aspirávamos era apenas um sonho.
O documento que visei era falso.
Simpatizei-me de ti.
Assisti o jogo ontem à noite.
4) Assinale a alternativa em que haja erro de regência verbal: *
Deu-lhe um belo presente de aniversário.
Levei-o para o médico esta manhã.
Gostamos deste novo filme.
Fui no cinema ontem.
O lenço caiu no chão.
5) De acordo com a explicação do Aula Paraná, assinale a alternativa que apresenta corretamente a características referente ao gênero textual artigo de opinião: *
Argumentação; desenvolvimento; ancoragem e conclusão.
Ancoragem; desenvolvimento (opinião e argumentos), conclusão e críticas.
Ancoragem; desenvolvimento (opinião e argumentos) e conclusão.
Argumentação; críticas; desenvolvimento (opinião e argumentos) fatos e conclusão.
Ancoragem; tese; desenvolvimento; crítica, argumentos, opinião; convencimento ao leitor e conclusão.
Leia o texto para responder as perguntas 6,7 e 8.

6) Faz parte dos argumentos do autor: I. A corrupção não é um problema apenas do Brasil. / II. O cidadão que paga os seus impostos é ultrajado pelos inescrupulosos. / III. A corrupção ocorre somente no meio político. / IV. O Ministério Público e o Judiciário são implacáveis com os corruptos. *
a) Estão corretos os itens I e VI.
b) Estão corretos os itens I e III.
c) Estão corretos os itens II e III.
d) Estão corretos os itens III e IV.
e) Estão corretos os itens I e II.
7) O texto pode ser classificado como artigo de opinião porque *
Narra histórias de corrupção quem envolvem tanto o meio político quanto o cidadão comum.
Emite opinião sobre a cidadania e a corrupção, mas não deixa claro o ponto de vista
Informa o cidadão sobre casos de corrupção que assolam o nosso país.
A opinião defendida no texto tem relação com os interesses políticos do autor.
Comenta criticamente um tema, defendendo um ponto de vista a partir de argumentos.
8) A tese defendida pelo autor pode ser encontrada no seguinte trecho: *
“Tem-se notícia, só para ficar entres os Brics, que em países como a China, de crescimento de vanguarda, os níveis de corrupção são imensos”.
“Exercer cidadania, que só encontra cenário propício em sistema democrático, implica a noção mínima dos direitos de cidadão e a capacidade de reivindicá-los dos poderes constituídos”.
“Daí causar indignação o fato de se saber que com a presença da corrupção quantidades incalculáveis de dinheiro deixam de chegar ao cidadão em formas de bens e serviços de obrigação do Estado...”
“Penso que a educação para a não corrupção deve começar dentro de casa, na família, nos mais singelos gestos, passar de forma efetiva e vigorosa pela escola, no nível mais elementar até os superiores, e por campanhas constantes dos meios de comunicação...”
“O cidadão que paga seus impostos e que vive do seu trabalho não merece ser vilipendiado por inescrupulosos da lei do vale tudo”.
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