13. (PUCCamp-SP) Para responder à questão a seguir, considere...

13. (PUCCamp-SP) Para responder à questão a seguir, considere o texto abaixo.
Nos poemas indianistas, o heroísmo dos indígenas em nenhum momento é utilizado como crítica à colonização europeia, da qual a elite era a herdeira. Ao contrário, pela resistência ou pela colaboração, os indígenas do passado colonial, do ponto de vista dos nossos literatos, valorizavam a colonização e deviam servir de inspiração moral à elite brasileira. [...] Já o africano escravizado demorou para aparecer como protagonista na literatura romântica. Na segunda metade do século XIX, Castro Alves, na poesia, e Bernardo Guimarães, na prosa, destacaram em obras suas o tema da escravidão.
NAPOLITANO, Marcos e VILLAÇA, Mariana. História para o ensino médio. São Paulo: Atual Editora, 2013. p. 436-437 (adaptado).
Entende-se do texto que o indianismo, no Brasil, identificou-se como um movimento romântico que:
a) se dedicou a expressar com fidedignidade o processo de aculturação dos nativos brasileiros. b) traduziu os aspectos típicos e essenciais da cultura indígena, exaltando-os em si mesmos.
c) se opôs aos rumos tomados pela Abolição, uma vez que se considerava prioritária a atenção aos indígenas.
d) idealizou o caráter dos indígenas, tomando-o como paradigma de moralidade a ser seguido. e) valorizou a bravura dos nossos indígenas, para melhor sublinhar as fraquezas da cultura civilizada.

0 Respostas

lelerj está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.