16. A ficção modernista explorou tipos humanos em situação de conflito social. No fragmento do romancista gaúcho, esse conflito revela a:
- O senhor pensa que eu tenho alguma fábrica de dinheiro? (O diretor diz essas coisas a ele, mas
olha para todos como quem quer dar uma explicação a todos. Todas as caras sorriem.) Quando seu
filho esteve doente, eu o ajudei como pude. Não me peça mais nada. Não me encarregue de pagar
as suas contas: já tenho as minhas, e é o que me basta... (Risos.)
O diretor tem o rosto escanhoado, a camisa limpa. A palavra possui um tom educado de pessoa
que convive com gente inteligente, causeuse. O rosto do Dr. Rist resplandece, vermelho e glabro.
Um que outro tem os olhos no chão, a atitude discreta.
Naziazeno espera que ele lhe dê as costas, vá reatar a palestra interrompida, aquelas observações
sobre a questão social, comunismo e integralismo. A) sujeição moral amplificada pela p
- O senhor pensa que eu tenho alguma fábrica de dinheiro? (O diretor diz essas coisas a ele, mas
olha para todos como quem quer dar uma explicação a todos. Todas as caras sorriem.) Quando seu
filho esteve doente, eu o ajudei como pude. Não me peça mais nada. Não me encarregue de pagar
as suas contas: já tenho as minhas, e é o que me basta... (Risos.)
O diretor tem o rosto escanhoado, a camisa limpa. A palavra possui um tom educado de pessoa
que convive com gente inteligente, causeuse. O rosto do Dr. Rist resplandece, vermelho e glabro.
Um que outro tem os olhos no chão, a atitude discreta.
Naziazeno espera que ele lhe dê as costas, vá reatar a palestra interrompida, aquelas observações
sobre a questão social, comunismo e integralismo. A) sujeição moral amplificada pela p
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