2. Leia um trecho do depoimento “A troca”, de Lygia Bojunga. Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.
De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando os desenhos; depois, decifrando palavras.
Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras.
Classifique os advérbios e locuções adverbiais destacados nesse trecho.
R: Quando: advérbio de tempo
Lá dentro: advérbio de lugar.
Em livro: locução adverbial de lugar.
De casa em casa: locução adverbial de lugar.
Primeiro: advérbio de tempo.
Depois: advérbio de tempo.
Qual termo desse trecho tem o sentido ampliado pela locução adverbial em livro?
R:EM.
Qual termo desse trecho tem o sentido ampliado pela locução adverbial em livro?
R:os
A que classe gramatical pertencem esses termos com sentido ampliado?
R:
3. Leia a tirinha de Armandinho.
Que crítica social está implícita no relato de Armandinho sobre o dia em que acabou a luz? Explique.
R:
Por que Armandinho achou, a princípio, que estariam “ralados”?
R:
O que a leitura proporcionou para pai e filho nessa situação?
R:
Quais são os advérbios ou locuções adverbiais presentes no primeiro quadrinho? Classifique-os.
R:
Que palavra o advérbio mais, no último quadrinho, amplia o sentido? Qual é a classe gramatical dessa palavra? Classifique esse advérbio.
R:
4. Leia o pôster da campanha de Timbó, em Santa Catarina.
Que ideia a campanha promove? Explique-a.
R:
Qual é o slogan da campanha? Explique-o.
R:
Essa campanha é promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Em sua opinião, qual é a relevância de uma iniciativa como essa? Explique.
R:
Releia o slogan “Guarde os livros na memória, não na estante” e indique o advérbio e as locuções adverbiais, classificando-as.
R:
Que palavra tem sentido ampliado com o advérbio e as locuções adverbiais? Qual é a sua classe gramatical?
R:
5. Assinale V para verdadeiro e F para falso quanto à classificação dos advérbios e locuções adverbiais.
( F ) [...] riam alto [...] Advérbio de modo
( V ) [...] eu era quase analfabeto. Advérbio de intensidade
( V ) Eu vestia roupas ordinárias, usava tamancos, enlameava-me no quintal. Locução adverbial de lugar
( V ) À noite meu pai me pediu novamente o dinheiro. Advérbio de tempo
De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando os desenhos; depois, decifrando palavras.
Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras.
Classifique os advérbios e locuções adverbiais destacados nesse trecho.
R: Quando: advérbio de tempo
Lá dentro: advérbio de lugar.
Em livro: locução adverbial de lugar.
De casa em casa: locução adverbial de lugar.
Primeiro: advérbio de tempo.
Depois: advérbio de tempo.
Qual termo desse trecho tem o sentido ampliado pela locução adverbial em livro?
R:EM.
Qual termo desse trecho tem o sentido ampliado pela locução adverbial em livro?
R:os
A que classe gramatical pertencem esses termos com sentido ampliado?
R:
3. Leia a tirinha de Armandinho.
Que crítica social está implícita no relato de Armandinho sobre o dia em que acabou a luz? Explique.
R:
Por que Armandinho achou, a princípio, que estariam “ralados”?
R:
O que a leitura proporcionou para pai e filho nessa situação?
R:
Quais são os advérbios ou locuções adverbiais presentes no primeiro quadrinho? Classifique-os.
R:
Que palavra o advérbio mais, no último quadrinho, amplia o sentido? Qual é a classe gramatical dessa palavra? Classifique esse advérbio.
R:
4. Leia o pôster da campanha de Timbó, em Santa Catarina.
Que ideia a campanha promove? Explique-a.
R:
Qual é o slogan da campanha? Explique-o.
R:
Essa campanha é promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Em sua opinião, qual é a relevância de uma iniciativa como essa? Explique.
R:
Releia o slogan “Guarde os livros na memória, não na estante” e indique o advérbio e as locuções adverbiais, classificando-as.
R:
Que palavra tem sentido ampliado com o advérbio e as locuções adverbiais? Qual é a sua classe gramatical?
R:
5. Assinale V para verdadeiro e F para falso quanto à classificação dos advérbios e locuções adverbiais.
( F ) [...] riam alto [...] Advérbio de modo
( V ) [...] eu era quase analfabeto. Advérbio de intensidade
( V ) Eu vestia roupas ordinárias, usava tamancos, enlameava-me no quintal. Locução adverbial de lugar
( V ) À noite meu pai me pediu novamente o dinheiro. Advérbio de tempo
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.