3)
leia o trecho do texto a seguir:
hegel apreendeu e exprimiu com genial agudeza a diferenciação entre o modo narrativo e o modo dramático, ao contrapor a totalidade dos objetos, peculiar do primeiro, ao movimento total da ação, próprio do segundo. a narrativa, com efeito, representa a interação do homem com o seu meio físico, histórico e social, correlacionando sempre uma ação particular com o «estado geral do mundo», com a «totalidade da sua época», com «o terreno substancial» em que ela se inscreve e se desenvolve. por isso, no texto narrativo assume valor tão relevante a representação daquele meio, das coisas e das instituições que constituem elementos de mediação da atividade humana, dos costumes de uma época e de uma classe social, dos factos rotineiros de que se entretece a vida individual e coletiva. esta necessidade de representar «as concepções, os atos e os estados de um mundo» explica que ocorram no texto narrativo episódios ou partes com relativa autonomia estrutural, que ramificam e retardam a ação e que permitem figurar a totalidade da vida mediante a figuração da totalidade dos objetos o drama, por sua vez, procura representar também a totalidade da vida, mas através de ações humanas que se opõem, de forma que o fulcro daquela totalidade reside na colisão dramática. por isso, como escreve hegel, a verdadeira unidade da ação dramática «não pode derivar senão do movimento total, o que significa que o conflito deve encontrar a sua explicação exaustiva nas circunstâncias em que se produz, bem como nos caracteres e nos objetivos em presença». deste modo, a profusão de personagens, de objetos, de faits-divers que caracteriza o texto narrativo, não existe no texto dramático, no qual tudo se subordina às exigências da dinâmica do conflito: o tempo da ação é relativamente condensado, o espaço é relativamente rarefeito, as personagens supérfluas são eliminadas, os episódios laterais abolidos, desenvolvendo-se a ação como uma progressão de eventos que resulta forçosamente da conformação (psicológica, ética, sócio-cultural, ideológica) das personagens e das situações em que estas se encontram envolvidas (silva, 2011, p.607, 608 e 609).
considere tudo o que foi dito sobre o drama e sua composição. atente-se parar as afirmações:
i. por questões estruturais, o texto narrativo e o texto dramático apresentam diferentes preocupações composicionais.
ii. no texto dramático, diferentemente do texto narrativo, o espaço, as personagens e as descrições são unidades básicas, menos desenvolvidas, visando a compreensão total a história.
iii. o texto dramático apresenta menos dificuldade de composição, uma vez que os elementos se restringem ao palco e a restrição de espaço e tempo demanda um texto menos ardiloso do que o texto narrativo, por exemplo.
iv. o texto dramático, por ser dinâmico, os elementos são condensados em função da preocupação com a coerência de sua construção.
v. o texto narrativo possui mais liberdade em sua composição justamente por não lidar com público, tempo e espaço reduzidos e que demandam apego a unidade narrativa.
vitor manuel de aguiar e silva expressa sua opinião sobre as diferenças composicionais encontradas entre o texto dramático e o texto narrativo. ele se utiliza do texto narrativa para explicar a estruturação do texto dramático e, dessa forma, esboça um rápido estudo composicional comparativo considerando aspectos temático-estruturais de cada um dos textos muito útil e esclarecedor.
considere o que diz o texto, as afirmações enumeradas acima e escolha abaixo a alternativa que contém os itens considerados corretos:
selecione uma alternativa:
a)
i, ii e iv.
b)
i, iii e v.
c)
i, iv e iv.
d)
ii, iii e iv.
e)
ii, iv e v.
leia o trecho do texto a seguir:
hegel apreendeu e exprimiu com genial agudeza a diferenciação entre o modo narrativo e o modo dramático, ao contrapor a totalidade dos objetos, peculiar do primeiro, ao movimento total da ação, próprio do segundo. a narrativa, com efeito, representa a interação do homem com o seu meio físico, histórico e social, correlacionando sempre uma ação particular com o «estado geral do mundo», com a «totalidade da sua época», com «o terreno substancial» em que ela se inscreve e se desenvolve. por isso, no texto narrativo assume valor tão relevante a representação daquele meio, das coisas e das instituições que constituem elementos de mediação da atividade humana, dos costumes de uma época e de uma classe social, dos factos rotineiros de que se entretece a vida individual e coletiva. esta necessidade de representar «as concepções, os atos e os estados de um mundo» explica que ocorram no texto narrativo episódios ou partes com relativa autonomia estrutural, que ramificam e retardam a ação e que permitem figurar a totalidade da vida mediante a figuração da totalidade dos objetos o drama, por sua vez, procura representar também a totalidade da vida, mas através de ações humanas que se opõem, de forma que o fulcro daquela totalidade reside na colisão dramática. por isso, como escreve hegel, a verdadeira unidade da ação dramática «não pode derivar senão do movimento total, o que significa que o conflito deve encontrar a sua explicação exaustiva nas circunstâncias em que se produz, bem como nos caracteres e nos objetivos em presença». deste modo, a profusão de personagens, de objetos, de faits-divers que caracteriza o texto narrativo, não existe no texto dramático, no qual tudo se subordina às exigências da dinâmica do conflito: o tempo da ação é relativamente condensado, o espaço é relativamente rarefeito, as personagens supérfluas são eliminadas, os episódios laterais abolidos, desenvolvendo-se a ação como uma progressão de eventos que resulta forçosamente da conformação (psicológica, ética, sócio-cultural, ideológica) das personagens e das situações em que estas se encontram envolvidas (silva, 2011, p.607, 608 e 609).
considere tudo o que foi dito sobre o drama e sua composição. atente-se parar as afirmações:
i. por questões estruturais, o texto narrativo e o texto dramático apresentam diferentes preocupações composicionais.
ii. no texto dramático, diferentemente do texto narrativo, o espaço, as personagens e as descrições são unidades básicas, menos desenvolvidas, visando a compreensão total a história.
iii. o texto dramático apresenta menos dificuldade de composição, uma vez que os elementos se restringem ao palco e a restrição de espaço e tempo demanda um texto menos ardiloso do que o texto narrativo, por exemplo.
iv. o texto dramático, por ser dinâmico, os elementos são condensados em função da preocupação com a coerência de sua construção.
v. o texto narrativo possui mais liberdade em sua composição justamente por não lidar com público, tempo e espaço reduzidos e que demandam apego a unidade narrativa.
vitor manuel de aguiar e silva expressa sua opinião sobre as diferenças composicionais encontradas entre o texto dramático e o texto narrativo. ele se utiliza do texto narrativa para explicar a estruturação do texto dramático e, dessa forma, esboça um rápido estudo composicional comparativo considerando aspectos temático-estruturais de cada um dos textos muito útil e esclarecedor.
considere o que diz o texto, as afirmações enumeradas acima e escolha abaixo a alternativa que contém os itens considerados corretos:
selecione uma alternativa:
a)
i, ii e iv.
b)
i, iii e v.
c)
i, iv e iv.
d)
ii, iii e iv.
e)
ii, iv e v.
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