a) A expressão "plano infalivel" estabelece intertextualida

a) A expressão "plano infalivel" estabelece intertextualidade entre o título da repor tagem e as histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa. Em que contexto ela costuma ser usada nas historinhas?

b) Qual correção de sentido é promovida pela introdução de "realmente" no título?

c) Qual informação relativa ao contexto extralinguístico é importante para a com preensão do trecho Agora, prepara a Turma da Mônica para crescer sem ele?

d) Analise a ilustração do coelhinho dentro de uma lâmpada na primeira página. Por que essa imagem estabelece simultaneamente a intertextualidade e a interdiscursividade?

e) Como deve ser interpretado o conjunto de ilustrações da página?​

a) A expressão

1 Resposta

Vamos abordar cada parte da sua pergunta detalhadamente:

a) Intertextualidade com "plano infalível"

Nas histórias em quadrinhos de Maurício de Sousa, a expressão "plano infalível" é frequentemente utilizada pelo personagem Cebolinha. Ele é conhecido por criar planos mirabolantes para tentar derrotar sua arqui-inimiga, a Mônica, e tomar o "trono" do bairro. Esses planos são sempre elaborados e considerados por ele como infalíveis, embora, na prática, costumem falhar. O uso dessa expressão no título da reportagem evoca essa associação com os planos do Cebolinha, sugerindo algo que deveria ser perfeito ou à prova de falhas, mas que, no contexto das histórias, muitas vezes não é.

b) Correção de sentido com "realmente"

A introdução da palavra "realmente" no título da reportagem promove uma correção de sentido ao adicionar um tom de questionamento ou ceticismo em relação ao plano. Sem o "realmente", o título poderia ser interpretado como uma afirmação direta da infalibilidade do plano. Com "realmente", o título sugere que a reportagem irá explorar se o plano é, de fato, infalível, o que implica uma investigação ou análise crítica da situação apresentada.

c) Contexto extralinguístico relevante

Para compreender o trecho "Agora, prepara a Turma da Mônica para crescer sem ele", é importante saber que Maurício de Sousa é o criador das histórias da Turma da Mônica. A informação de que ele está preparando a Turma da Mônica para continuar sem sua liderança direta sugere que ele está planejando a sucessão e a continuidade do legado da sua obra. Isso pode estar relacionado à sua idade avançada, questões de saúde, ou simplesmente à preparação para o futuro da franquia sem sua presença ativa.

d) Intertextualidade e interdiscursividade da ilustração do coelhinho na lâmpada

A imagem do coelhinho dentro de uma lâmpada estabelece intertextualidade ao remeter diretamente ao personagem Sansão, o coelho de pelúcia da Mônica, um ícone das histórias de Maurício de Sousa. A lâmpada, por sua vez, é um símbolo de ideia ou inspiração. A combinação dos dois elementos sugere uma ideia nova ou brilhante envolvendo a Turma da Mônica. Esta imagem também representa interdiscursividade, pois conecta o discurso das histórias em quadrinhos (representado pelo Sansão) com o discurso das ideias inovadoras ou dos planos (representado pela lâmpada), criando um diálogo entre esses dois universos simbólicos.

e) Interpretação do conjunto de ilustrações da página

O conjunto de ilustrações na página deve ser interpretado como uma fusão de elementos tradicionais das histórias da Turma da Mônica com novos contextos ou ideias sugeridos pela reportagem. Essas ilustrações provavelmente utilizam personagens e ícones familiares aos leitores para comunicar novos desenvolvimentos, desafios ou transições que a franquia pode estar enfrentando. Essa combinação visual serve para atrair tanto a nostalgia dos fãs quanto o interesse em ver como a Turma da Mônica está evoluindo e se adaptando a novos tempos e circunstâncias.

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.