A garota em extase brandiu o postal que recebera do namorado em excursão na Grécia: - Coisa mais linda! Olha só o que ele escreveu: "Eu queria desfolhar teu coração como se ele fosse a mais
margarida de todas as margaridas. "Marquinhos e genial. o senhor não acha?
- Pode ser que seja, não conheço Marquinhos. Se bem que antes da era Pierre Cardin, genial era Dante, Da Vinci. Einstein, outros assim. Mas essa frase não e de Marquinhos.
- Não é de Marquinhos?! Tá com a letra dele, assinada por ele.
- Estou vendo que assinou, mas é de Dario.
-Quen? Dario, do Atlético Mineiro? Sem essa.
- Não minha florzinha, Dario, Rubén Darío, o poeta da Nicaragua
- Não conheço, Então Rubén Dario falou para Marquinhos e Marquinhos achou bacana e pedia
emprestado a ele?
- Tenho a impressão que o Marquinhos não pediu nada emprestado a Ruben- Tenho a impressão que o Marquinhos não pediu nada emprestado a Rubén Dario. Tomou sem consultar
- Como é que o senhor sabe!
- É muito dificil consultar o Dario.
- Por que? Ele não dá bola para gente? Não gosta da mocidade? E careta?
- Não é nada disso. O Dario não é encontrado em parte alguma.
- Ah. ele gosta de bancar o invisivel, ne?
- Não creio que goste, mas é exatamente o caso dele: invisivei. - Não da para entender.
- Vai entender logo. Ele morreu em 1916.-Ah! E como é que o Marquinhos descobriu essa margarida,
- Simples. Leu num livro de poemas de Rubén Dario.
- Marquinhos não é ligado a leitura. Duvido,
- Se não leu no livro. leu em alguma revista, em alguma parte.
- Hã...
Ficou tão triste - os olhos, a boca, a testa franzida - que achei de meu dever conforta-la.
- Que importancia tem isso? A frase é de Dario, é de Marquinhos, é de toda pessoa sensivel, capaz de assimilar o coração a margarida.. Desculpe: à margarida.
Muxoxo:
- Se é de todos, não é de ninguém, não vale neda.
- Pelo contrario. Fica valendo mais, tome se sentimento universal.
- Ali, o senhor está por fora. Eu queria a margarida só para min. Copiada não tem graça A graça ca snaginar Marquinhos, muito sério, desfolhando meu coração transformado em margarida. para saber se
eu gosto dele, um pouquinho, bastante, muito loucamente, nada. E a margarida sempre com uma petala escondida por baixo da outrn, entende? Para ele nao ter certeza, porgiegozado.
Continue imaginando.
- Agora não dá pé. Marquinhos roubou a murguita, quis dar una de poeta Não on
- Espere um pouco. Eu disse que a margarida era de Rubén Dario? Esta cabeça! Esquece, minha filha
Agora me lembro que Rubén Dario nem podie ouvir falar eni nm garida, começava a espirrar, a tossir. ficava sufocado, uma coisa horrivel. Alergia - que no tempo dele ainda não estava batizada. Pois è.
Garanto a você, posso jurar que a margarida não é de Dario.
- De quem é então?
- De Marquinhos, une
- Tem certeza que nuncn ninguem antes de Marquinhos escreveu a mais margarida de todas as
margaridas"? O senhor lê milhoes, pode me responder, Tem certeza? - Absoluta. Marquinhos e genial, reconheço. Mas, por vin des duvidas, continue escondendo una pétala
de reserva sin?
- Pode deixar por minha conta. Pun e ade fransar com o
senhor. Agora tá legal, tehau, vevo!
Vovó: foi assim que ela me agradeceu mentira generosa, a bandida 1) O que mais chamou a atenção no texto? Qual foi a tua perspectiva em relação à
cronica?
2) Você observou no dialogo? Voce se familiarizou com a linguagem? Por quê?
3) Você conseguiu identificar as caracteristicas do género crónica no texto
Exemplifique.4) Diante do contexto de produção do texto, como classificaríamos essa crônica em jomalistica ou literaria? Retrata noticias ou fatos do cotidiano? Como definiria.
5) Essa cronica sendo um diálogo apresenta um discurso direto ou indireto? Como eu identifico? Exemplifique.
6) Na crônica Margarida. podemos elencar alguns fatos relevantes relacionados à cultura. questões sociais e históricas na sua produço? Qual foi a intencionalidade do
autor nes cronica Voce achou da cronica interessante ou não? Por que? 7) O título da reportagem Mudança para seguir a tecnologia apresenta uma nova perspectiva de ensino nas escolas e faculdades. Você reconhece a tecnologia como um recurso no ensino-aprendizagem dos alunos na escola? Qual e a sua opinião a respeito
do assunto? Você gosta dos recursos digitais utilizados na aprendizagem? Voce tem
interesse pela cultura digital, hoje?
margarida de todas as margaridas. "Marquinhos e genial. o senhor não acha?
- Pode ser que seja, não conheço Marquinhos. Se bem que antes da era Pierre Cardin, genial era Dante, Da Vinci. Einstein, outros assim. Mas essa frase não e de Marquinhos.
- Não é de Marquinhos?! Tá com a letra dele, assinada por ele.
- Estou vendo que assinou, mas é de Dario.
-Quen? Dario, do Atlético Mineiro? Sem essa.
- Não minha florzinha, Dario, Rubén Darío, o poeta da Nicaragua
- Não conheço, Então Rubén Dario falou para Marquinhos e Marquinhos achou bacana e pedia
emprestado a ele?
- Tenho a impressão que o Marquinhos não pediu nada emprestado a Ruben- Tenho a impressão que o Marquinhos não pediu nada emprestado a Rubén Dario. Tomou sem consultar
- Como é que o senhor sabe!
- É muito dificil consultar o Dario.
- Por que? Ele não dá bola para gente? Não gosta da mocidade? E careta?
- Não é nada disso. O Dario não é encontrado em parte alguma.
- Ah. ele gosta de bancar o invisivel, ne?
- Não creio que goste, mas é exatamente o caso dele: invisivei. - Não da para entender.
- Vai entender logo. Ele morreu em 1916.-Ah! E como é que o Marquinhos descobriu essa margarida,
- Simples. Leu num livro de poemas de Rubén Dario.
- Marquinhos não é ligado a leitura. Duvido,
- Se não leu no livro. leu em alguma revista, em alguma parte.
- Hã...
Ficou tão triste - os olhos, a boca, a testa franzida - que achei de meu dever conforta-la.
- Que importancia tem isso? A frase é de Dario, é de Marquinhos, é de toda pessoa sensivel, capaz de assimilar o coração a margarida.. Desculpe: à margarida.
Muxoxo:
- Se é de todos, não é de ninguém, não vale neda.
- Pelo contrario. Fica valendo mais, tome se sentimento universal.
- Ali, o senhor está por fora. Eu queria a margarida só para min. Copiada não tem graça A graça ca snaginar Marquinhos, muito sério, desfolhando meu coração transformado em margarida. para saber se
eu gosto dele, um pouquinho, bastante, muito loucamente, nada. E a margarida sempre com uma petala escondida por baixo da outrn, entende? Para ele nao ter certeza, porgiegozado.
Continue imaginando.
- Agora não dá pé. Marquinhos roubou a murguita, quis dar una de poeta Não on
- Espere um pouco. Eu disse que a margarida era de Rubén Dario? Esta cabeça! Esquece, minha filha
Agora me lembro que Rubén Dario nem podie ouvir falar eni nm garida, começava a espirrar, a tossir. ficava sufocado, uma coisa horrivel. Alergia - que no tempo dele ainda não estava batizada. Pois è.
Garanto a você, posso jurar que a margarida não é de Dario.
- De quem é então?
- De Marquinhos, une
- Tem certeza que nuncn ninguem antes de Marquinhos escreveu a mais margarida de todas as
margaridas"? O senhor lê milhoes, pode me responder, Tem certeza? - Absoluta. Marquinhos e genial, reconheço. Mas, por vin des duvidas, continue escondendo una pétala
de reserva sin?
- Pode deixar por minha conta. Pun e ade fransar com o
senhor. Agora tá legal, tehau, vevo!
Vovó: foi assim que ela me agradeceu mentira generosa, a bandida 1) O que mais chamou a atenção no texto? Qual foi a tua perspectiva em relação à
cronica?
2) Você observou no dialogo? Voce se familiarizou com a linguagem? Por quê?
3) Você conseguiu identificar as caracteristicas do género crónica no texto
Exemplifique.4) Diante do contexto de produção do texto, como classificaríamos essa crônica em jomalistica ou literaria? Retrata noticias ou fatos do cotidiano? Como definiria.
5) Essa cronica sendo um diálogo apresenta um discurso direto ou indireto? Como eu identifico? Exemplifique.
6) Na crônica Margarida. podemos elencar alguns fatos relevantes relacionados à cultura. questões sociais e históricas na sua produço? Qual foi a intencionalidade do
autor nes cronica Voce achou da cronica interessante ou não? Por que? 7) O título da reportagem Mudança para seguir a tecnologia apresenta uma nova perspectiva de ensino nas escolas e faculdades. Você reconhece a tecnologia como um recurso no ensino-aprendizagem dos alunos na escola? Qual e a sua opinião a respeito
do assunto? Você gosta dos recursos digitais utilizados na aprendizagem? Voce tem
interesse pela cultura digital, hoje?
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