Botafogo etc. Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel a...

Juliosillva

Botafogo etc. Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. Losangos tenues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores. No outro lado azul da baia a Serra dos Orgãos serrava. Barcos. [...] Copacabana era um veludo arrepiado na luminosa noite varada pelas frestas da cidade.

2- No texto o autor emprega dois neologismos.
a) transcreva-os.

b) explique o que o narrador quer dizer com essas duas palavras.​

1 Resposta

Williamsponja

2 - Sobre os dois neologismos empregados pelo autor no texto, temos:

a) Beiramarávamos e bandeiranacionalizavam.

b) Com a palavra beiramarávamos, o autor quis dizer que andava à beira-mar, provavelmente de carro (palavra "auto"). Já com bandeiranacionalizavam, ele diz que a luz do sol, batendo nos montes verdes, lembra a bandeira do Brasil (verde-amarelo).

Interpretando a poesia

Com relação ao neologismo, temos:

  • beiramarávamos = beira-mar + andávamos. O fim do verbo (ávamos) une-se à palavra beira-mar, transformando-a em verbo. Sentido: andar à beira-mar.
  • bandeiranacionalizavam = bandeira + nacionalizavam. Junta-se "bandeira" ao verbo ("nacionalizavam"). Sentido: o amarelo do sol, no verde dos montes, os nacionalizou (lembrou a bandeira do Brasil).

Retirando as metáforas e resumindo-as, temos:

  • Andávamos de carro alugado a beira-mar, olhando a água. O sol batia nos montes verdes, lembrando a bandeira do Brasil. Do outro lado da baía, víamos a Serra dos Órgãos. Copacabana brilhava à noite com as luzes das construções (casas, bares, prédios).

Para saber sobre poesia, acesse: 31500512

#SPJ1

Toda Matéria
0

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.