Carlos Drummond de Andrade A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.
Atividades:
1. Qual a relação entre as duas primeiras estrofes e o último verso?
2. O que significa esquipáticas? A que se referem?
3. Como se entende os versos:
“e vai desmatando o amazonas de minha ignorância”.
4. “O português são dois; o outro, mistério”. Esse verso pode ser visto como a conclusão do poema. Tendo em vista o contexto, como você o interpreta?
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.
Atividades:
1. Qual a relação entre as duas primeiras estrofes e o último verso?
2. O que significa esquipáticas? A que se referem?
3. Como se entende os versos:
“e vai desmatando o amazonas de minha ignorância”.
4. “O português são dois; o outro, mistério”. Esse verso pode ser visto como a conclusão do poema. Tendo em vista o contexto, como você o interpreta?
1 Resposta
7.
a) No dia-dia, em ações comuns, como pedir comida, conversar, brigar, discutir e até amar, através do beijo, e nesse último caso uma objetivação da palavra "língua" que antes era tratada como apenas a língua portuguesa para o órgão.
b) Sabia, pois ele sabia falar corretamente e usar as palavras para formar frases e textos com sentido, ele apenas não sabia de regras, normas e requintes gramaticais, como nomes, termos e porquês.
a) No dia-dia, em ações comuns, como pedir comida, conversar, brigar, discutir e até amar, através do beijo, e nesse último caso uma objetivação da palavra "língua" que antes era tratada como apenas a língua portuguesa para o órgão.
b) Sabia, pois ele sabia falar corretamente e usar as palavras para formar frases e textos com sentido, ele apenas não sabia de regras, normas e requintes gramaticais, como nomes, termos e porquês.
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