[...] Em segundo lugar, a experiência é cada vez mais rara por...

[...] Em segundo lugar, a experiência é cada vez mais rara por excesso de opinião. O sujeito moderno é um sujeito informado que, além disso, opina. É alguém que tem uma opinião supostamente pessoal e supostamente própria e, às vezes, supostamente crítica sobre tudo o que se passa, sobre tudo aquilo de que tem informação. Para nós, a opinião, como a informação, converteu-se em um imperativo. Em nossa arrogância, passamos a vida opinando sobre qualquer coisa sobre que nos sentimos informados. E se alguém não tem opinião, se não tem uma posição própria sobre o que se passa, se não tem um julgamento preparado sobre qualquer coisa que se lhe apresente, sente-se em falso, como se lhe faltasse algo essencial. E pensa que tem de ter uma opinião. Depois da informação, vem a opinião. No entanto, a obsessão pela opinião também anula nossas possibilidades de experiência, também faz com que nada nos aconteça.
QUESTÕES

QUESTÃO 1
– Depois de entender o conceito que o autor defende, responda: qual foi a última experiência pela qual você “passou” que, de fato, “aconteceu” a você e que o “tocou” verdadeiramente?
Observe o desenho abaixo.
Para nomear seu trabalho, a artista gráfica Majane usa através do seu perfil no Instagram, o termo “umaspotocas”, que são “balelas, lorotas, abobrinhas, lero-leros e conversas fiadas”, “narrativas gráficas”, “livres e leves”, que têm como objetivo refletir sobre “a vida em sociedade, a empatia, as relações no trabalho, a complexidade e a simplicidade do cotidiano”. Majane diz que “umas potocas convidam todos para esse diálogo!”. Vamos dialogar com a artista , “desembrulhando nós mesmos”, como Majane diz?

QUESTÃO 2
Que relação a imagem reproduzida acima pode ter com a ideia central do texto do professor Jorge Larrosa Bondía? E com você? “Desembrulhe-se e responda.

QUESTÃO 3
Você se sente, como aponta o autor do texto, obrigado a opinar sobre tudo? Por que você acha que Bondía considera a obrigatoriedade de opinar mais um fator que nos afasta da experiência tal qual ele a concebe?

QUESTÃO 4
Leve em conta o conceito de experiência que o autor Bondía defende. Que experiência significativa você viveu na escola durante o Ensino Médio? Que importância ela teve para o seu desenvolvimento pessoal? De que forma você acha que a sua escola contribui para proporcionar experiências reais a você e a seus colegas? Como, na sua opinião, ela poderia contribuir mais para isso?

QUESTÃO 5
Você acha que, para ampliar as possibilidades de experiência, é importante que se esteja aberto a entrar em contato com novas culturas e com pessoas que pensam diferente? Dê um exemplo de uma experiência vivida por você que tenha relação com o fato de estar disponível para o novo.


[...] Em segundo lugar, a experiência é cada vez mais rara por excesso de opinião. O sujeito mode

0 Respostas

Santosmanuele está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

'; var conteudo = document.getElementById("question").innerHTML; // Encontre o ponto de divisão no texto var pontoDivisao = conteudo.indexOf('\n'); if (pontoDivisao === -1) { pontoDivisao = conteudo.indexOf('
'); } if (pontoDivisao !== -1) { var conteudoAtualizado = conteudo.slice(0, pontoDivisao) + anuncio + conteudo.slice(pontoDivisao); document.getElementById("question").innerHTML = conteudoAtualizado; }