escreva uma resenha crítica sobre um livro que você já leu me...

MELIODASdaIRA

escreva uma resenha crítica sobre um livro que você já leu me lembre bem dele ou de um filme que aqui já assistiu

1 Resposta

Isabelly

O GÊNERO RESENHA CRITICA NA FORMAÇÃO DO ESPECIALISTA EM LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Margareth Silva de Mattos Universidade Federal Fluminense

O processo de formação do Especialista em Literatura Infanto-Juvenil e constituido por multiplos caminhos epistemológicos e metodológicos que se configuram nas diferentes disciplinas e atividades oferecidas e propostas pelos cursos de pós-graduação lato sentu na área No Curso de Especialização em Literatura Infanto-Juvenil da Universidade Federal Fluminense (UFF), am desses caminhos se delimeia por meio da disciplina Leitura e formação

de leitor, que tem como principais objetivos discutir o conceito de leitura, investigar práticas socias de leitura, problematizar aspectos concernentes à formação do leitor, em especial do leitor literario. Para isso, não podemos deixar de considerar a propria formação leitora dos futuros

Especialistas, uma vez que tais sujeitos carregam histórias de vida e de relação com os atos de

ler e escrever singulares e relevantes.

Frequentemente afirma-se que para formar leitores é preciso, antes de tudo, ser leitor Em principio, quem busca se especializar em um campo como o da literatura infanto-juvenil éjá um leitor formado Entretanto, mesmo o leitor formado, experiente e crinco dificilmente será pleno dominio de todos os géneros discursivos que circulam socialmente, em especial os gèneres da escrita, mais complexos que os da oralidade Isso significa que mesmo o leitor formado também é um leitor em formação, haja vista o grau de sofisticação e complexidade dos processos de leitura e escrita dos diferentes géners do discurso

Sendo assim, entendemos que uma das formas mais eficientes de se investir no estudo do campo da literatura infanto-juvenil cuja produção livro hierário, traduz-se no principal objeto de desenvolviments des processos de ler e escrever pela escola, instincia com a qual essa literatura sempre caminhou pari pas é de fazer com que esse leitor formado / em formação viva, ele também, a leitura e a escrita como experiència (KRAMER, 1999, parim), ou seja, a leitura e a escrita como aprendizagem, crescimenta, desafios, compartilhamento. Nesse sentido, como afirma Sõnis Kramer, a leitura literária revela-se uma importante experiência de formação", onde está em jogo "a resgate da produção cultural para a critica, o avanço, a transformação" tid, ib. p. 114).

Certamente é de se prever que a leitura e a análise de obras classificadas como literatura infantil, cu infanto-juvenil. configurarão uma prática constante na formação desses Especialistas, Contudt, há muitas maneiras de se ler e se analisar esse genera literario, principalmente se levar em conta as seguintes questões que manteiam esses atos: pura què?, o que para quem?, por qué?, como, considerando que categorias?, partindo de que aparatos teóricos?

Tentando responder a algumas dessas questões, concluímos que a leitura do gênero literatura infanto-juvenil deveria levar os futuros Especialistas não só a ampliar seu repertório de obras e autores integrantes do atual mercado editorial, como também a aprimorar sun

Na UFF. essa formação se dá por meio de curso em rivel de pós-graduação no seu, oferecido pelo Instinn de Letras. O curso de Especialização em Literatura Infanto Juvenil existe desde 1984, e desde

2002 ven sendo coordenado pela Prof Dr Sonia Monnerat Barbosa Referimo-nos, aqui, au conceito de gênero do discurso apresentado por Mikhail Bakhtin: " relathume estáveis de enunciado os gêneres do discesa pesem te elementos contenda umatico, estilo e construção composicional que se fundem indissoluvelmente no todos de umciado e que são murvados pela especificidade de uma esfera de comunicação (2000, p. 279). Bakitin distingue o gènerus discursivos primários simples, da comunicação cotidiana) e os géneros discursives secundárias (complexos, da comunicação produzida a partir de códigos culturais elaborados, como a escal).

0

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.